A Organização Mundial de Empresas

Missão & Atividades

MissaoeAtividades1

 

 

A ICC é a voz do mundo empresarial e considera a economia global como uma força para o crescimento económico em todo o mundo. As economias nacionais estão hoje intimamente ligadas e as decisões governamentais têm repercussões internacionais muito mais fortes do que anteriormente.

 

A ICC prossegue 3 atividades principais com vista a facilitar as operações de comércio internacional: a redação de regras de adesão voluntária, a disponibilização de serviços de resolução amigável de litígios e a definição de princípios e orientações estratégicas.
No coração do comércio internacional estão as regras voluntárias normalizadas, ferramentas essenciais para facilitar o fluxo diário das trocas - sistema base de todo o comércio investimento transfronteiriço.

No âmbito da sua atividade de redação de regras, a ICC tem desenvolvido uma grande variedade de regras voluntárias, diretrizes e códigos de condutas para facilitar o comércio e a difusão das melhores práticas, reforçando assim a autorregulação dos negócios e prestando um serviço inestimável às empresas de todo o mundo.

A ICC possui, por isso, uma autoridade única no que toca à redação de regras que regulam os negócios além-fronteiras, as quais, apesar de serem de natureza voluntária, são aplicadas diariamente em milhares de transações tendo-se tornado já parte central do comércio internacional.

 

 

A missão da ICC traduz-se em facilitar o comércio global através da eliminação de barreiras entre países, promovendo a economia global, a criação de emprego e a prosperidade.

No âmbito dessa missão, a ICC ocupa-se de muitas matérias, desde a arbitragem e a resolução de litígios, a defesa da liberdade de comércio e do sistema das economias de mercado, a autorregulação dos negócios, o combate à corrupção e ao crime comercial.

MissaoeAtividades2

 

Para representar cada uma destas áreas a ICC constituiu Comissões compostas de especialistas provenientes de todo o mundo, para desenvolver regras, normas e orientações estratégicas para as suas áreas. Os membros destas Comissões analisam os temas relevantes em cada área e desenvolvem pareceres ou orientações relevantes para as empresas e/ou Governos.

Atualmente, a ICC conta com as seguintes Comissões:

Os nossos Membros