A Organização Mundial de Empresas

A ICC lança o Comité “Global Expert Finance”

images/noticias/noti_comit.png

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) lançou o Comité “Global Export Finance" - um grupo de trabalho sobre o financiamento à exportação, presidido por Eric de Jonge, Chefe Global de Structured Export Finance do ING Bank. O evento de lançamento do Comité tem lugar em Barcelona, Espanha, e é apoiado por muitos bancos relevantes no sector de financiamento das exportações.

Operando sob a égide da Comissão Bancária da ICC, este Comité é o primeiro passo para a construção de uma comunidade real e global de financiamento às exportações - representando bancos de financiamento à exportação de médio e longo prazo. O Comité “Global Export Finance” tem três objetivos fundamentais:

1. Criar um fórum global permanente e credível de discussão entre bancários especialistas em financiamento à exportação;
2. Criar um organismo representativo para discutir assuntos do sector com várias partes interessadas;
3. Defender e ajudar a desenvolver melhorias e ganhos de eficiência através da padronização e harmonização de procedimentos e regulamentação.

«O Comité “Global Export Finance” vem preencher uma lacuna há muito tempo necessária no sector do financiamento à exportação», afirma Eric de Jonge que preside este grupo de trabalho.

“O objetivo é não apenas agir como um fórum de discussão e um organismo de partilha de informações e pontos de vista sobre o financiamento à exportação, mas também permitir melhorias e aumentar a eficiência dos procedimentos e das normas que regulamentam o sector do financiamento à exportação de forma consolidada.”

Daniel Schmand, Presidente da Comissão Bancária da ICC afirmou:
“O sector da exportação é, por natureza, um sector global e o âmbito da Comissão é, portanto, também verdadeiramente global – conetar-se e recolher informação de instituições-chave em todo o mundo que prestam serviços ao negócio de financiamento das exportações. A expectativa é que este fórum se torne um órgão de representação global em discussões com todos os tipos de partes interessadas - o que representa um sector que pode ser pequeno, mas que é certamente fundamental.”

Embora o sector do financiamento às exportações, em geral, seja relativamente pequeno, representa um sector muito importante para os governos da OCDE , bem como para os governos de mercados emergentes - permitindo e facilitando o comércio internacional e a atividade económica . Na verdade, muitos governos estão a explorar formas mais eficientes de apoiar as exportações, investimentos e comércio nos seus países.

Este sector não apenas sofreu diversas mudanças nas exigências regulamentares - como as do “Capital Requirements Regulation (CRR)” e de Basileia III – como também enfrenta mudanças na cadeia de valor no que diz respeito às “Export Credit Agencies (ECA’s)”. Estes desenvolvimentos, em conjunto com o envolvimento do mercado de capitais, demonstram que é necessário que os bancos ativos no sector alcancem uma abordagem comum.

A ICC já deu um primeiro passo no sentido de alcançar uma abordagem comum através da inclusão de produtos financeiros de apoio à exportação de médio longo prazo na sua influente publicação “ICC Trade Register”. O grupo de trabalho dedicado a esta publicação evoluiu com sucesso para uma plataforma de bancos ativos que são responsáveis por ECA’s e que apoia a recolha de dados de transações.

Enquanto o grupo de trabalho do “ICC Trade Register” se concentra principalmente na recolha de dados, há muitos outros temas relevantes para o sector de financiamento das exportações. Por exemplo, a cooperação com as ECA’s, a defesa de interesses perante os órgãos governamentais e regulamentares, a normalização e harmonização de regras, bem como a partilha de opiniões e de dados, dentro do que for permitido à luz das leis de concorrência, são apenas algumas das áreas que podem ser ainda mais exploradas por este Comité da ICC.

Os nossos Membros