A Organização Mundial de Empresas

A Task Force de Comércio do B20 define prioridades para a Agenda de Comércio Mundial de 2015

images/noticias/B20_AgendaComercio_400_170.jpg

A Task Force de Comércio do Business-20 (B20) comprometeu-se em lutar pela ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio até ao fim do ano e em trabalhar com a OMC e seus membros para assegurar uma rápida e eficiente implementação. A Task Force concordou que a estratégia consiste em definir prioridades empresariais para os governos G20, que incluem a chamada do G20 para reverter as medidas protecionistas implementadas desde a crise financeira de 2008.

A Task Force de Comércio do B20 da Turquia teve a sua segunda reunião a 10 de Março. Esta Task Force é composta por 76 representantes empresariais sénior de todo o mundo e é copresidida pelo Presidente da ICC, Harold Terry McGraw e Guler Sabancı, Presidente da Turkey’s Sabancı Holding, e é apoiada pelo Knowledge Partner The Boston Consulting Group (BCG) e pelo Knowledge Expert Peterson Institute for International Economics.

Reconhecendo a robustez da agenda de comércio mundial, o principal objetivo da Task Force é priorizar a agenda de comércio do B20 no foco dos líderes do G20 e negociadores de comércio da OMC em ações que levarão ao rápido e eficiente crescimento económico. O grupo de empresas do B20 concordo unanimemente que a primeira prioridade é pedir aos países da OMC a ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio, que ao longo do tempo pode contribuir com mais de 1 trilião de dólares americanos ao PIB mundial e com 21 milhões de empregos, 18 milhões dos quais seriam em países em desenvolvimento. A Task Force realçou os planos a nível nacional para transmitir os benefícios económicos e de empregos que o acordo trará e para pressionar a sua ratificação e implementação.

O Sr. Sabancı e Sr. McGraw apoiam esta perspetiva e pedem ação aos líderes do B20 que se comprometeram a trabalhar com os seus governos para cumprir os objetivos da OMC de assegurar 2/3 de ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio na próxima Conferência Ministerial em Nairobi em Dezembro.

O Sr. McGraw disse ainda que “os governos, em particular aqueles que estão no G20, devem agora garantir que o Acordo é ratificado pelas suas legislaturas nacionais até meados de Dezembro. Isto é uma prioridade caso o árduo trabalho dos negociantes comerciais levar ao crescimento económico tangível”. Apontou que “até agora, os Estados Unidos são o único país do G20 a ratificar, e os restantes 19 devem cumprir os compromissos feitos em Brisbane e demonstrar a liderança que advém de pertencer ao G20”.

A Task Force e Comércio do B20 concordou ainda que a segunda prioridade chave é parar o protecionismo e chamar os governos a avançar para remover as medidas de comércio restritivo.

O Sr. Sabancı, como Presidente coordenador da Task Force, referiu: “É fundamental que os países revertam as barreiras de tarifas e não tarifas que são livremente permitidas pelas sombrias regras reguladoras. De acordo com a OMC, as medidas de não tarifas são cerca de duas vezes mais restritivas do que as medidas de tarifas, causando uma perda de cerca de 100 biliões de dólares no comércio mundial e afetando 3,8 milhões de empregos”. Defende ainda ”é altura dos países de comércio do mundo pararem de se esconder atrás de falhas reguladoras e começar a abordar o protecionismo na defesa do comércio livre”.

A Task Force revelou o seu compromisso para o sucesso da OMC como entidade intergovernamental central líder que conduz as negociações de comércio e que pretendem continuar o trabalho da OMC no sentido da liberalização do comércio multilateral.

Os apoiantes dos copresidentes da Task Force de Comércio do B20 incluem o Frederico Curado, CEO da Embraer (Brasil), Andrew Liveris, CEO da Dow Chemicals (US); Frabk Ning, CEO da COFCO (China), Nils Andersen, CEO da Maersk (Dinamarca), Victor Chu, Presidente da First Eastern (Hong Kong) e Aleksey Mordashov, CEO da Seversatal (Rússia).

O B20 é a principal plataforma de diálogo de compromisso para líderes empresariais perante os governos e líderes do G20. O B20 Turkey é presidido por Rifat Hisarciklioglu, o Presidente da União das Câmaras de Comércio da Turquia.

A Cimeira dos Líderes do G20 de 2015 terá lugar em Antália a 15 e 16 de Novembro.

Os nossos Membros