A Organização Mundial de Empresas

Aliança ODS Portugal apresentada na sede da ONU, em NY, durante o High Level Political Forum 2017

images/noticias/ODSPortugal_400.jpg

Até 19 de julho, decorreu em Nova Iorque a reunião dedicada ao desenvolvimento sustentável, o High Level Political Forum 2017, cujo tema foi “Erradicar a pobreza e promover a prosperidade num mundo em mudança”. Esta é a plataforma das Nações Unidas para a revisão da Agenda 2030, aprovada em setembro de 2015 por 193 Estados-Membros que define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para transformar o mundo até 2030.

Com o objetivo de reunir o contributo do setor empresarial português para a concretização da Agenda 2030, a agência das Nações Unidas Global Compact Network Portugal (UN GPNP) criou a Aliança ODS Portugal, que congrega empresas, confederações empresariais, administração central e local, institutos públicos, universidades, fundações, entre as quais se encontra também a ICC Portugal, que, em conjunto, representam o empenho nacional no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – saiba mais sobre a Aliança ODS Portugal.

No âmbito da Conferência Partnership Exchange, dedicada ao ODS 9 – indústria, inovação e infraestruturas – e ao ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos, Mário Parra da Silva, Network Representative da UN GCNP e Presidente da Aliança ODS Portugal, apresentou a Aliança, projeto selecionado pela ONU por contribuir ativamente para a concretização da Agenda 2030.

Mário Parra da Silva integrou ainda, em representação da sociedade civil portuguesa, a Comitiva do Governo Português para apresentar o 1º Relatório Nacional Voluntário sobre a Implementação dos ODS em Portugal. Apenas 44 dos 193 Estados-membros que ratificaram a Agenda 2030 da ONU estiveram em NY para apresentar este primeiro relatório e Portugal é um dos poucos países europeus que o fez, assumindo assim perante o mundo o seu forte compromisso para com a Agenda 2030, com base em 6 prioridades:

ODS 4 – Educação de Qualidade
ODS 5 – Igualdade de Género
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
ODS 13 – Ação Climática
ODS 14 – Proteger a Vida Marinha

Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Consulte o Press-Release.

Os nossos Membros