A Organização Mundial de Empresas

Apoio ao Desenvolvimento Sustentável

images/noticias/ApoioDS_400_170.jpg

A ICC reuniu-se com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em representação da comunidade mundial de empresas, para debate sobre o "Financiamento do Desenvolvimento Sustentável". Trata-se de uma oportunidade inaugural, para o setor privado, de oferecer inputs aos formuladores de políticas sobre a criação de um novo quadro global de apoio ao financiamento do desenvolvimento sustentável.

Prevê-se que a agenda para o desenvolvimento sustentável pós 2015 esteja finalizada em setembro, exigindo nessa altura a mobilização de recursos significativos por parte dos sectores público e privado. De facto, apesar dos custos continuarem a representar uma parte crucial na cooperação internacional para o desenvolvimento, reconhece-se que o capital privado terá um papel cada vez maior com vista à implementação dos Objetivos Pós-2015 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável

Nos próximos meses esperamos ver concluídos os acordos para três importantes quadros globais de apoio ao desenvolvimento sustentável até 2030. Além de um novo pacto sobre o financiamento do desenvolvimento e o culminar do processo dos Objetivos da ONU para Desenvolvimento Sustentável (SDG’s). Para além disso existe ainda esperança de que um acordo sobre alterações climáticas globais seja concluído na próxima Conferência sobre o Clima, em Paris, em dezembro.

A Comissão de Ambiente e Energia da ICC lançou a sua “Business Charter for Sustainable Development” que oferece um quadro de apoio à gestão ambiental das empresas.

Poderá ainda consultar esta Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável em português.

Os nossos Membros