A Organização Mundial de Empresas

Business Charter for Sustainable Development 2017

images/noticias/CartaEmpresarial_400_170.png

Durante mais de duas décadas a versão original da Carta para o Desenvolvimento Sustentável foi reconhecida e aplicada em todo o mundo, como um conjunto orientador de princípios com base nos quais as empresas estabeleceram os seus sistemas de gestão ambiental e de gestão de recursos humanos. Será agora atualizada e alargada de forma a refletir uma perspetiva mais ampla dos negócios e uma abordagem a novas realidades globais que ajudam as empresas na gestão das considerações económicas, sociais e ambientais no âmbito dos seus negócios.

Nela se pretende apresentar um enquadramento prático que inclui ferramentas dirigidas a empresas de todos os setores e geografias, com o intuito de as ajudar a planear a sua estratégia com vista à concretização de negócios sustentáveis.

Como tal também pretende ser útil a pequenas e médias empresas e para negócios em mercados emergentes, como um ponto de partida comum e acessível a todos.

Duas realidades a nível global estão a ser encaradas como um desafio às noções tradicionais de crescimento e desenvolvimento:

  • O aumento da concorrência com impacto na base de recursos naturais finitos.
  • O rápido crescimento da população mundial, com 9 biliões previstos até 2015.

Esta Carta é baseada na convicção de que as nossas economias podem continuar a crescer de forma sustentável, apoiando o desenvolvimento social, apesar das grandes tendências e pressões ambientais associadas, se os princípios abaixo enunciados forem seguidos e implementados. O desafio de nos adaptarmos recai sobre todos nós – políticos, sociedade e empresas. De qualquer forma esta Carta aborda as ações a tomar pela comunidade empresarial.

A aplicação dos princípios nela constantes irá melhorar as operações e as estratégias das empresas, promovendo simultaneamente a inovação e a formulação de melhores políticas e melhores processos de tomada de decisões. Para além disso, a sua implementação traz benefícios fundamentais:

  • Clareza da informação e enquadramento das ferramentas e metodologias;
  • Redução de riscos e responsabilidades;
  • Aumento da eficiência e eficácia dos produtos e serviços existentes;
  • Criação de novas oportunidades de negócio;
  • Redução de custos no longo prazo;
  • Aumento do conhecimento, formação e sensibilização;
  • Maior fidelidade dos trabalhadores;
  • Melhor posicionamento na sociedade e melhor reputação.

A ICC tem sido um parceiro de longa data comprometido com o desenvolvimento sustentável e continua a liderar em ideias para soluções sustentáveis. A ICC está a encetar um apelo à ação alargado, no sentido de encorajar as empresas suas Associadas e outras a expressar o seu apoio e a implementar a presente Carta, que será lançada brevemente.

Consulte a versão portuguesa da Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Veja também a entrevista a Andrea Bacher, aquando da Conferência "Business and Climate Change" (Lisboa, 30 março)

Os nossos Membros