A Organização Mundial de Empresas

Comissão de Concorrência da ICC Portugal elege nova liderança para o biénio 2018-2019

images/noticias/nova_presidencia_comissao_de_concorrencia_2018-2019.png

A Comissão de Concorrência da ICC reúne mais de 300 especialistas do direito da concorrência, entre assessores jurídicos de empresas e advogados, provenientes de mais de 40 países. Tem como missão a preparação e defesa de políticas e orientações estratégicas na área da concorrência, no âmbito das quais produz a maior parte do seu trabalho ao serviço do comércio mundial, seja sob a forma de regras, da discussão e elaboração de pareceres e posições oficiais que possam ser defendidas junto de Governos nacionais e entidades não-governamentais.

A Comissão de Concorrência da ICC Portugal, criada em 2012, sob a Presidência de Miguel Gorjão-Henriques (Sérvulo & Associados) e a Vice-Presidência de Pedro Neves (Galp), tem como missão abordar os temas tratados pela Comissão de Concorrência da ICC, a nível internacional, bem como outros temas relevantes de âmbito nacional ou matérias relevantes para a economia, regulação, concorrência e comércio, nacional ou internacional. No passado dia 01 de Fevereiro de 2018, esta Comissão elegeu um novo Presidente Gonçalo Anastácio, e dois novos Vice-Presidentes, Ana Patrícia Carvalho e Pedro Neves.

Gonçalo Anastácio é Sócio e coordenador do Departamento de Concorrência da SRS Advogados. É especialista em Direito da Concorrência pela OA, pós graduado em Estudos Europeus pela Sobornne e Mestre em Direito Europeu pela FDUL, onde foi docente na Licenciatura e Pós Graduações na área do Direito Europeu, Económico e Concorrência. É Sócio fundador do Círculo dos Advogados Portugueses de Direito da Concorrência e membro do IDEFF, do Instituto Europeu e da Associação Portuguesa de Direito Europeu. É autor de múltiplas publicações e palestrante em conferências nacionais e internacionais de Direito da Concorrência.

Ana Patrícia Carvalho é Head of Legal and Compliance da Nestlé, empresa que integra há 14 anos, sendo responsável pela assessoria jurídica do Grupo em Portugal, contribuindo com iniciativa e inovação para o crescimento sustentável das suas atividades. Ana Patrícia Carvalho é licenciada em Direito pela FDUL, e integrou PLMJ durante os primeiros 5 anos da sua carreira no departamento de propriedade intelectual e depois direito da concorrência.

Pedro Neves é Legal Counsel na Galp Energia, empresa que integra há 14 anos. É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, onde fez também o Master of Laws (LLM) International Business Law, tendo feito também uma pós-graduação na Universidade de Lisboa em Direito da Concorrência e da Regulação. Foi Membro da Direção do Instituto dos Advogados de Empresa e Vice-Presidente da Comissão de Concorrência da ICC Portugal.

Os nossos Membros