A Organização Mundial de Empresas

Empresas apelam ao G20 que combata a crise do comércio

images/noticias/G20_Crise_Comercio_400_170.jpg

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) divulgou a seguinte declaração em reação ao comunicado da Cimeira de Líderes do G20 em Hangzhou.

O Secretário-geral da ICC, John Danilovich, disse:

Temos sido inflexíveis nos últimos meses quanto à necessidade do G20 agir para enfrentar a preocupante queda no comércio mundial. A Cimeira de Hangzhou representa um grande passo para uma agenda credível, orientada para a ação que conduza ao crescimento inclusivo através do comércio.

Os líderes do G20 devem agora por em prática as palavras. No que diz respeito ao comércio, muitas vezes existe uma separação entre os compromissos estabelecidos na Cimeira e as políticas do mundo real. Com o protecionismo a aumentar exponencialmente, o G20 tem de cumprir as promessas de forma a manter os mercados abertos.

Recomendamos que o G20 se foque em reforçar o sistema de comércio multilateral. Acreditamos que com as políticas globais adequadas existe uma oportunidade para libertar uma nova era de “comércio inclusivo”, no qual todas as empresas – independentemente da sua dimensão, sector ou localização – podem beneficiar do acesso aos mercados internacionais. Deve garantir-se que as pequenas empresas podem aceder ao financiamento de custo eficiente e usufruir das oportunidades de comércio eletrónico.

Concordamos com a análise do G20 de que os benefícios do comércio e dos mercados abertos devem ser transmitidos de forma eficaz a um público mais amplo. É fulcral que as empresas e os governos trabalhem em conjunto para explicar de que forma e por que razão o comércio é importante para todos.

Consulte o Press-Release.

Os nossos Membros