A Organização Mundial de Empresas

ICC e OMC apresentam a primeira proposta de sucesso ao abrigo da Iniciativa “Small Business Champions”

images/noticias/ICC_OMC_Google_400_170.jpg

A Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Câmara de Comércio Internacional (ICC) anunciaram que a proposta submetida pela Google Inc. é a primeira a ser selecionada ao abrigo da iniciativa Small Business Champions.

A proposta baseia-se num concurso para PME’s criarem e partilharem vídeos curtos onde contem as suas histórias de utilização da Internet para atividades de comércio internacional. O concurso será chamado “Small Businesses Going Global Video Challenge”.

A ICC e a OMC vão avançar com este concurso e selecionar o vencedor e o 2º e 3º classificado, que serão anunciados na 11ª Conferência Ministerial da OMC em Buenos Aires em dezembro de 2017. Estes ganharão uma viagem e o acesso a um masterclass na Google sobre competências digitais, especialmente desenvolvida para PME’s, sendo esta oferta suportada pela Google.

O concurso pretende mostrar de que forma as PME podem usar as tecnologias da Internet – como os serviços em nuvem, aplicações, soluções de pagamento, de comunicação e ferramentas de produtividade, de análise em tempo real, ferramentas de tradução e plataformas de vídeo – para se tornarem exportadores globais.

O Diretor-geral, Roberto Azevedo, disse:

Esta é uma excelente iniciativa da Google para espalhar a palavra entre as PME sobre o potencial do comércio online. O concurso vai encorajar pessoas a partilhar as suas experiências, contando como as empresas podem ultrapassar os obstáculos e aproveitar as oportunidades de fazer negócio noutros mercados. As pequenas empresas são já grandes empregadores, mas, muitas vezes, acham difícil o processo de comércio internacional. A Internet ajuda a diminuir as barreiras enfrentadas, ajudando assim as pequenas empresas a concretizar o seu potencial.

Esta iniciativa encoraja ideias criativas do setor privado que possam ajudar as pequenas empresas a fazer negócios internacionais – dando a conhecer competências e sensibilizando. Esta proposta da Google é um excelente começo. Estamos neste momento a rever outras excelentes ideias para apresentar e mal podemos esperar para anunciar outras propostas de sucesso num futuro próximo.

O Secretário-geral da ICC, John Danilovich, afirmou:

Estamos contentes por receber a primeira proposta de sucesso da “Small Business Champions”. A iniciativa da Google dá uma oportunidade para mostrar histórias pessoais por detrás do comércio global – e para demonstrar como a Internet está a mudar rapidamente a sua constituição e dinâmica.”

“Encorajamos outras empresas a dar um passo em frente e a seguir o exemplo da Google, apresentando propostas deste género.

O Diretor de Políticas de Comércio Global da Google, David Weller, afirmou:

A Internet é um grande equalizador do comércio – ajudando as pequenas empresas de todo o mundo a crescer de uma forma que seria impossível há uma geração. Estamos entusiasmados com esta oportunidade para revelar esse potencial, com a OMC e ICC.

Submissão de vídeos

Pequenas empresas interessadas em participar no concurso de vídeos devem submeter um vídeo curto (não superior a 4 minutos) usando um telemóvel (ou outro aparelho) que mostre como usaram as tecnologias da Internet para participar no comércio internacional e alcançar mercados transfronteiriços.

Os vídeos devem ser carregados no YouTube (ou outro site de partilha de vídeos) com a tag #msmesgoingglobal e o link deve ser reencaminhado para msmes.global.challenge@gmail.com, com referência ao nome, idade nacionalidade e detalhes de contacto.

O concurso aceita submissão de vídeos até 31 de outubro de 2017.

Para mais detalhes, agradecemos que leia os termos e condições aqui.

Saiba mais sobre a iniciativa Small Business Champions.

Consulte o Press-Release.

Os nossos Membros