A Organização Mundial de Empresas

ICC nomeia novo Secretário-Geral e Secretária-Geral Adjunta para a Corte da ICC

images/noticias/SG_400_170.jpg

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) anunciou a nomeação de Alexander G. Fessas como Secretário-Geral da Corte Internacional de Arbitragem ICC e Ana Serra e Moura como Secretária-Geral Adjunta, em funções a partir de 1 de junho de 2017. Vão suceder a Andrea Carlevaris e José Ricardo Feris, respetivamente, que regressam à prática privada no final do mês de maio.

Alexander G. Fessas, nascido em Atenas, é atualmente Managing Counsel e um dos membros sénior mais antigos do Secretariado da Corte. Começou na ICC como Conselheiro Adjunto na equipa da Europa Leste em 2011. Foi depois promovido a Conselheiro, responsável pela equipa Norte Americana e posteriormente da equipa do Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente. Antes de se juntar à ICC e até 2007 Alexander foi advogado associado na Stelios Koussoulis & Partners, uma sociedade de advogados de Atenas e advogado independente depois disso.

Inscrito na Ordem dos Advogados de Atenas, obteve a sua licenciatura universitária e pós-graduação na Faculdade de Direito da Universidade de Atenas, tendo-se especializado em conflitos de leis, arbitragem e direito comparado. Além de grego, Alexander fala inglês e francês.

A nomeação de Alexander foi feita por unanimidade pelo comité de seleção, presidido pelo Presidente do Conselho de Administração da Corte ICC, Karl Hennessee, e composto pelo Secretário-Geral da ICC, John Danilovich, pelo Presidente da Corte ICC, Alexis Mourre, e pelos seus Vice-Presidentes, Anne-Veronique Schlaepfer e Eduardo Zuleta.

Estou contente por o Alex ter aceitado a nossa proposta para se tornar no próximo Secretário-Geral da Corte”, disse Alexis Mourre, que se congratula pela nomeação de Alexander. O Alex tem revelado competências de liderança e gestão e irá guiar o esforço coletivo para implementar os vários projetos em curso com vista a aumentar a qualidade e eficiência dos serviços da Corte para os nossos utilizadores”.

Alexander afirmou: “Sinto-me honrado pela confiança transmitida pelo comité de seleção e aceito as funções com grande entusiasmo. Estou igualmente grato à Ana por ter aceitado o cargo de Secretária-Geral Adjunta e por todo o apoio e dedicação dos membros do Secretariado. Estando totalmente consciente das responsabilidades do Secretário-Geral, trabalharei arduamente com todos para manter os níveis de excelência que nos caracteriza”.

Ana Serra e Moura, por sua vez, é Conselheira na equipa da América Latina e Península Ibérica, onde começou em 2011 como Conselheira Adjunta, e encontra-se a gerir o projeto de abertura do escritório da Corte em São Paulo, que será anunciado em breve. Inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses, licenciou-se em direito na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, tendo continuado os seus estudos no Instituto de Empresa, Law School, em Madrid. Antes de se juntar à ICC, trabalhou com Juan Fernández-Armesto, sócio fundador da Armesto & Asociados em Madrid e na CCA Advogados Ontier, em Lisboa. Além do português, fala inglês, espanhol e francês. Ana tem ampla experiência em arbitragem comercial e de investimento, bem como em direito comercial e societário.

A Ana liderou a sua equipa notavelmente e contribuiu em muito para reforçar a posição da Corte na América Latina, em Espanha e em Portugal. Tenho a certeza que o Secretariado irá beneficiar muito do seu talento nas novas responsabilidades que agora terá”, disse Alexis Mourre.

Afirma Ana: Sinto-me muito honrada por ter sido escolhida para suceder a José Ricardo Feris como Secretária-Geral Adjunta. Estou também grata por Alex ter sido nomeado Secretário-Geral da Corte; tenho desfrutado de uma longa e proveitosa colaboração com ambos. Estando profundamente ligada à ICC, irei trabalhar arduamente com o Secretariado para reforçar a posição da ICC na Resolução de Litígios internacionais”.

A nomeação destes novos líderes surge ao mesmo tempo que a Corte se prepara para a entrada em vigor do seu novo Regulamento que inclui as disposições para os procedimentos expeditos. A atual e a próxima liderança trabalharão lado a lado durante os próximos 3 meses para assegurar uma transição e implementação serena do novo Regulamento e outros projetos em curso. A ICC Portugal vai apresentar o novo Regulamento no seu evento “ICC Portuguese Arbitration Day”, a 6 de abril, em Lisboa, que contará com a presença de José Ricardo Feris e Ana Serra e Moura.

Alexis Mourre disse: “A decisão de recorrer a recursos internos para preencher duas posições de topo confirma a qualidade das nossas equipas e as oportunidades dadas aos membros do Secretariado. Gostaria ainda de agradecer mais uma vez a Andrea Carlevaris e José Feris pelas suas grandes conquistas. Não estaríamos onde estamos agora se não fosse pelos seus esforços e dedicação incansável”.

Consulte o Press-Release.

Os nossos Membros