A Organização Mundial de Empresas

ICC Portugal: 2016 em revista

images/noticias/2016emRevista_400_170.png

Em 2016 a ICC Portugal enfrentou desafios e concretizou projetos definidos em anos anteriores. Mas o que, de facto, se passou?

1. Conferência de Arbitragem ICC pela 1ª vez em Moçambique

A ICC Portugal e a Corte Internacional de Arbitragem ICC levaram a arbitragem ICC a Moçambique pela 1ª vez, tendo apresentado a evolução da arbitragem em África e as principais oportunidades e desafios que se colocam a este meio de resolução de litígios e a toda a comunidade jurídica e empresarial neste continente.

Esta conferência, que contou com o apoio da Ordem dos Advogados de Moçambique, juntou oradores de Portugal, Moçambique, Angola, Paris, Espanha e Brasil e mais de 100 participantes - sem dúvida um grande êxito!

2016emRevista 400 170 5

2. Workshop comenta relatório de Decisões sobre Custos

A apresentação do Relatório referente às Decisões sobre Custos na arbitragem foi outro dos momentos de destaque de 2016, em especial pela participação que a ICC Portugal teve no seu desenvolvimento, através da resposta ao questionário que levou à elaboração deste relatório pelos Membros portugueses da Comissão de Arbitragem e ADR.

 

2016emRevista 400 170 4

3. ICC Portugal leva árbitros portugueses e angolanos à Corte da ICC

Pelo 2º ano consecutivo, a ICC Portugal juntou árbitros portugueses e, desta vez, também angolanos, para dar a conhecer o Secretariado da Corte Internacional de Arbitragem, em Paris, que administra os inúmeros casos de arbitragens que todos os anos chegam à ICC. Além disso, puderam também conhecer as estatísticas mais recentes sobre as arbitragens ICC com partes portuguesas, discutir algumas práticas da Corte e do seu Secretariado e visitar as novas instalações do Centro de Audiências da ICC.

2016emRevista 400 170 6

4. Curso de Comércio Internacional na sua 6ª edição

Como consequência da cada vez maior necessidade das empresas internacionalizarem os seus negócios, o Curso de Comércio Internacional tem-se tornado na imagem de marca da ICC Portugal. Um grupo interativo e dinâmico esteve presente no Porto, onde foram apresentados vários casos práticos e debatidas várias formas de atuação. 2017 começa já com a 7ª edição deste mesmo curso.

2016emRevista 400 170 7

5. ICC Portugal e Santander Totta voltam a juntar-se para apresentar ferramentas para fazer comércio internacional de forma simples e segura

A 2ª edição do Workshop “Como fazer Negócio Internacional de forma Simples e Segura”, foi mais uma vez um sucesso que permitiu dar a conhecer algumas das ferramentas da ICC para as empresas que facilitam o comércio internacional. Com mais de 200 participantes em Lisboa, Porto, Guimarães e Leiria, foi um excelente evento para estreitar as relações entre a ICC Portugal, o Banco Santander Totta e respetivos Membros e clientes.

2016emRevista 400 170 2

6. ICC Portugal, o CAPDC e a UAE, com o apoio da AdC unem-se para falar da Transposição da Diretiva sobre Private Enforcement

A tempo de antecipar algumas das questões que se levantaria com a transposição da Diretiva da UE, esta iniciativa analisou uma matéria cada vez mais atual e preocupante para as empresas portuguesas e que pode revolucionar a aplicação do direito da concorrência nos tribunais portugueses. As perspetivas das empresas (representadas pela APED e Centromarca) e a antecipação do impacto da diretiva no Direito de Concorrência da UE foram alguns dos temas em debate neste colóquio.

2016emRevista 400 170 3

7. Combate à corrupção nas empresas portuguesas foi o destaque da conferência dedicada à Transparência e Corporate Governance

A necessidade de estratégias eficazes e ativas de combate à corrupção nas empresas portuguesas foi o foco desta conferência que contou com o apoio da Linklaters. Com a presença de Iohann Le Frapper, Vice-Presidente da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC, e cerca de 80 inscritos, falou-se do trabalho desenvolvido por esta comissão da ICC no combate à corrupção e de como garantir a transparência nos procedimentos das empresas de todo o mundo.

E quais os planos para 2017?

Em 2017, a ICC Portugal vai continuar a dar seguimento ao seu trabalho, contribuindo para a facilitação das operações de comércio internacional das empresas portuguesas, através do seu Curso de Comércio Internacional e da assistência dada aos seus Membros em questões relacionadas com o comércio internacional.

Por outro lado, neste ano vai também dedicar-se à promoção da arbitragem ICC, através de seminários e outros projetos que visam dar a conhecer as vantagens deste tipo de resolução de litígios para as empresas nacionais.

Siga a nossa atividade e futuras iniciativas através do nosso website.

A equipa da ICC Portugal deseja a todos os seus membros e amigos um feliz e próspero ano novo!

Consulte o Press-Release.

Os nossos Membros