A Organização Mundial de Empresas

John Denton e Paul Polman são os novos nomes na Direcção da ICC

images/Novos_cargos_SG_e_Vice.png

John W. H. Denton é já um nome reconhecimento mundialmente no campo empresarial, de direito e de políticas públicas, tendo sido eleito como Secretário Geral da International Chamber of Commerce, substituindo assim John Danilovich, que ocupa actualmente a posição. O CEO da Unilever, Paul Polman, foi eleito Primeiro Vice-Presidente da ICC e tomará posse em Junho deste ano.

  

John Denton – novo Secretário-Geral da ICC

 

John Denton, eleito por unanimidade pelo Conselho Mundial da ICC, sucederá a John Danilovich quando este terminar o seu mandato de quatro anos. Serviu anteriormente no Conselho Executivo da ICC, e em 2016 tornou-se o primeiro australiano ocupar o lugar de Primeiro Vice-Presidente da maior organização empresarial do mundo. John Denton é um especialista jurídico para políticas globais, comércio internacional, investimentos e infraestruturas, assessorando especialmente grandes empresas na Austrália, bem como diversos órgãos governamentais e internacionais.

O Presidente da ICC, Sunil Bharti Mittal, comentou que “Estamos encantados por ter o John Denton como próximo Secretário-Geral da ICC. Ele trará para essa posição a sua vasta experiência no mundo empresarial, direito e diplomacia internacional. O seu compromisso para com a ICC nos últimos 18 meses, enquanto Primeiro Vice-Presidente, coloca-o numa posição privilegiada para dar continuidade às conquistas que foram sendo alcançadas pela organização. Aproveito ainda a oportunidade para agradecer ao John Danilovich pelo exemplo de liderança que tem dado à organização nos últimos anos.”

Perante a sua eleição, Denton acrescentou “Sinto-me profundamente honrado por ter sido eleito como Secretário-Geral da Câmara de Comércio Internacional. Numa época em que a ameaça dupla do populismo e proteccionismo ainda são motivos de grande preocupação, é mais vital que nunca para o comércio que tenha um lugar à mesa no processo de decisão global. A ICC tem um papel único na garantia de que as visões e experiências do sector privado sejam tidas em conta nos principais fóruns globais – desde as Nações Unidas aos G20. Estou muito animado para trabalhar com a rede global da ICC, presente em mais de 100 países, para avançar nesse sentido.”.

 Transição da Presidência da ICC

 

Paul Polman, CEO da Unilever, foi também eleito por unanimidade para o cargo de Primeiro Vice-Presidente da ICC, sucedendo ao actual presidente Sunil Bharti Mittal a partir de 1 de Julho de 2018, que ocupará a posição de Presidente Honorário. Paul Polman é mundialmente reconhecido enquanto líder empresarial e pioneiro no campo da sustentabilidade empresarial. Integrou ainda o Painel de Alto Nível da Secretaria Geral das Nações Unidas, tendo sido responsável pela formulação dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável, lançados em 2015, e subsequentemente indicado enquanto Defensor da ONU para a promoção dos “Objectivos Globais”.

Após a sua eleição, Polman referiu “Estou muito entusiasmado para integrar a Presidência da ICC. Enquanto maior organização mundial de comércio, a ICC tem um papel vital em dar voz ao sector privado e apoiar o comércio na adaptação célere e responsável aos actuais desafios globais, cumprindo os Objectivo de Desenvolvimento Sustentável.”.

Referindo-se ao seu sucessor, Sunil Bharti Mittal diz “Estou encantado que o Paul Polamn tenha sido eleito por unanimidade enquanto Primeiro Vice-Presidente para me suceder na liderança da ICC. Estou confiante que será um excelente sucessor, capaz de continuar a agenda da ICC e os seus objectivos.”.

Consulte a notícia no website da ICC.

Consulte o press release da ICC Portugal.

 Aceda aqui ao perfil de John Denton.

Aceda aqui ao perfil de Paul Polman. 

Os nossos Membros