A Organização Mundial de Empresas

Mensagem do Secretário-Geral

images/noticias/JD02_400_170.png

Caros Colegas e Membros,

Um tsunami de movimentos antiglobalização está a inundar o mundo ocidental e a desestabilizar os fundamentos do consenso económico e social.

As instituições multilaterais que ancoraram a prosperidade e a segurança - e que impulsionaram os sistemas de comércio livre - estão a ser desafiadas pelo protecionismo atávico e pelo nacionalismo económico, manchadas de insinuações xenófobas e ameaças de taxas de importação que criariam um caos na cadeia global de fornecimentos. Ao longo de quase 100 anos, a ICC tem sido um farol para o crescimento económico global, a paz e a prosperidade.

A nossa Corte Internacional de Arbitragem é reconhecida como o local de liderança a nível global para a resolução de disputas comerciais internacionais.

O nosso trabalho de elaboração de orientações estratégicas e políticas é reconhecido pelos legisladores, e as nossas regras e normas são utilizadas pelas empresas a nível global - criando oportunidades económicas e promovendo uma conduta empresarial responsável. As nossas delegações nacionais e as Câmaras de Comércio nossas Associadas desempenham um papel fundamental assegurando o compromisso das empresas e os governos a nível local, diariamente, para apoiar um sistema de crescimento económico apoiado no setor empresarial privado.

A nossa forte relação de trabalho com a Organização Mundial de Comércio para fortalecer um sistema multilateral de comércio baseado na autorregulação dos negócios criou já oportunidades económicas para milhões de pessoas em todo o mundo.

O nosso compromisso integrado com o componente Business 20 (B20) do G20 confere às empresas um papel significativo na formação de soluções governamentais e de negócios.

E o recente reconhecimento das Nações Unidas da ICC como a voz do mundo empresarial através da concessão do estatuto de Observador, dá ao nosso constituinte global uma plataforma sem precedentes para participar de forma direta e independente na Assembleia Geral.

Mas certamente não devemos ignorar os defeitos válidos da globalização.

Sob a presidência de Sunil Bharti Mittal da ICC, um tema central do nosso trabalho é a "inclusividade" - com o objetivo de garantir que todos tenham a oportunidade de beneficiar do comércio global.

Um elemento-chave desta estratégia é o papel das empresas na sociedade. Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (SDGs) oferecem a oportunidade de construir uma relação de confiança com a sociedade, bem como proporcionar aos negócios uma nova estratégia de crescimento.

O relatório "Better Business, Better World", desenvolvido pela Comissão de Negócios e Desenvolvimento Sustentável (BSDC), da qual sou Comissário, mostra como a prossecução dos SDGs poderá aumentar em triliões de dólares as novas oportunidades de mercado e expandir a prosperidade para todos.

Nós, na ICC, devemos reafirmar o nosso compromisso para com os valores que definem a nossa missão e nos tornam quem somos: comércio, prosperidade, responsabilidade e paz.

Nestes tempos turbulentos, a dedicação aos nossos valores centrais, em linha com as exigências sociais do século XXI, continuará a servir bem aos nossos membros e ao mundo.

Cordialmente,

John Danilovich

JDsignature
Secretário-Geral
Câmara de Comércio Internacional

 

Consulte o Press-Release.

Os nossos Membros