A Organização Mundial de Empresas

New South Wales University triunfa na final da 11th ICC International Commercial Mediation Competition

images/noticias/Mediation_Competition_Vencedor_400_170.jpg

Após 6 dias e 147 exigentes sessões de mediação, a equipa da University of New South Wales - Katherine MacKellar, Connor Taylor, Roshan Evans e Self Rumbewas - foi consagrada a vencedora da 11ª edição da ICC International Commercial Mediation Competition, que decorreu em Paris entre 5 e 11 de Fevereiro.

Foi um final estimulante da Semana de Mediação, que originalmente começou com 65 equipas de 32 países que testaram as suas capacidades de resolução de problemas em cenários reais de litígios comerciais além-fronteiras. Contudo, foram os esforços da University of New South Wales, da Austrália, que se revelaram vitoriosos perante o seu adversário, a Auckland University da Nova Zelândia.

A equipa portuguesa, da Escola do Porto da Faculdade de Direito, ganhou o prémio de melhor equipa presente na competição pela 1ª vez. Os nossos sinceros parabéns aos membros da equipa - Carolina Sá Duarte, Tiago Rocha, Francisco Quelhas Lima e Filipe Maia Alexandre – e aos seus orientadores - Ana Maria Maia Gonçalves e Thomas Gaultier.

Mediation Competition Vencedor 3 400 170

Como prémio, os vencedores ganharam não apenas a possibilidade de realização de estágios no Centro de ADR da ICC e no Centro para Resolução Eficaz de Litígios, como ainda uma vasta experiência de mediação recebida em primeira mão, incluindo conselhos e contactos com mediadores mundialmente conhecidos.

A equipa, que foi liderada por uma veterana da Mediação, Rosemary Howell, foi selecionada pelas suas competências de comunicação, forte presença e trabalho de equipa após um complexo processo de seleção que incluiu uma entrevista, pedido escrito e vários outros exames.

É o meu último ano na universidade, sendo uma excelente maneira de terminar o meu percurso universitário”, disse Mackeller, que representou a sua equipa na final. Taylor acrescentou “É ótimo ter ganho, mas acho que ainda não cai em mim. Auckland foi um excelente adversário e um grande desafio, mas foi muito divertido.”

As duas equipas escolheram utilizar o mediador e fazê-lo merecer o pagamento ao invés de apenas ficar sentado sem fazer nada”, disse Ronald Austin, que mediou a última ronda da Competição.

Os participantes da Auckland University foram Michael Greenop, Honor Kerry, Andrew Yan Feng Lee e Ana Lenard, tendo a Universidade sido representada por Yan Feng Lee e Lenard na final.

Foi realmente um dia e uma semana em cheio. Aprendi muito e conheci muitas pessoas fantásticas e talentosas. Esta final foi provavelmente a melhor ronda em que participei e a University of New South Wales é uma excelente equipa para se enfrentar”, disse Yan Feng Lee.

Contente com o desempenho dos seus estudantes, a orientadora da Auckland University, Nina Khouri disse: “O que mais gostei na ronda final foi ter sido divertido. Observámos competências técnicas, algumas negociações bastante realísticas, mas também foi divertido e estou francamente orgulhosa de todos os estudantes.

Mediation Competition Vencedor 2 400 170

Na final da Competição, Fernando Cuñado, Sócio da KPMG Advisory (Forensic) em Madrid, revelou o orgulho da KPMG, principal patrocinador, em contribuir para este excecional evento global.

Todos os anos fico impressionado com esta Competição. Não é apenas um prazer e uma honra patrocinar a Competição de Mediação da ICC mas é também nosso dever apoiar as próximas gerações”, disse Cuñado.

O Diretor dos Serviços de Resolução de Litígios e Secretário-Geral da Corte Internacional de Arbitragem da ICC, Andrea Carlevaris, disse:
Os meus sinceros parabéns a todos os que participaram na Competição de Mediação deste ano. Esperamos que todos os estudantes regressem a casa com novos contactos e com as competências e conhecimentos sobre a mediação como forma alternativa de resolução de litígios reforçados.

Saiba mais sobre a Semana de Mediação.

Consulte o Press Release.

Os nossos Membros