A Organização Mundial de Empresas

Semana de Mediação da ICC

images/noticias/SemanadeMediacao_400_170.jpg

Após a ICC Portugal ter apresentado, agora no Porto, as Novas Regras de Mediação da ICC, estudantes e profissionais de ADR preparam-se para a Semana de Mediação da ICC.

Estudantes e profissionais de ADR de todo o mundo vão competir na 10ª edição do maior evento educacional da Câmara de Comércio Internacional, a Competição de Mediação Comercial Internacional da ICC, de 6 a 11 de Fevereiro, em Paris.

 

Esta competição, em conjunto com a 2ª Mesa Redonda Internacional de Mediação no dia 5 de Fevereiro, torna a Semana de Mediação da ICC, um evento essencial no calendário internacional de resolução de litígios. Este ano são esperados 500 participantes, o maior número até ao momento.

Através de Hannah Tuempel, Senior Counsel and Manager do Centro Internacional de Arbitragem e ADR da ICC, ficamos a saber mais sobre a importância da Semana de Mediação ICC na comunidade de resolução de litígios global.

Para si, qual o aspeto mais estimulante sobre a Competição Internacional de Mediação Comercial ICC?

O evento é entusiasmante - e de grande valor - em vários aspetos. Em primeiro lugar, estamos a treinar uma nova geração de advogados e empresários sábios que aprendem a resolver litígios de forma eficaz. Em segundo lugar, apoiamos o desenvolvimento de uma rede mundial de mediadores que utilizam a Competição de Mediação da ICC para partilhar experiências e know-how. E em terceiro lugar, estamos a criar um fórum onde todos os stakeholders na resolução de litígios internacional pode partilhar a sua experiência e aprender entre si - entre diversas gerações e várias culturas.

Ao longo de uma década, a competição tornou-se bastante diversa. De onde vêm os participantes?

De São Paulo a Melbourne, de Pristina a Nova Iorque, 67 universidades foram selecionadas para participar na 10ª Competição de Mediação ICC, através de um processo de seleção muito competitivo. Este ano, 34 países estão representados.

A Universidade Wuhan (China), Universidade de Lagos (Nigéria), Universidade de Carthage (Tunísia) e muitas mais, estão presentes pela primeira vez.

Como são testadas as habilidades de mediação internacional dos estudantes durante a semana?

É muito intenso! Ao longo de 6 dias, equipas de cerca de 4 estudantes são colocadas umas contra as outras em aproximadamente 150 casos de litígios comerciais em Paris. Duas universidades competem entre si em cada sessão. E cada equipa é representada por dois estudantes que assumem o papel de representantes de empresas - por exemplo o CEO ou gestor do projeto - e do advogado externo. Todos os cenários do caso refletem litígios comerciais reais - variando entre litígios de patentes e acordos de comércio internacional. E tal como na vida real, os participantes aplicam as Regras de Mediação ICC. Os casos são mediados por autênticos mediadores profissionais, e observados por mais dois profissionais de mediação que avaliam o desempenho dos estudantes.

Muitos dos mediadores comerciais líderes do Mundo ajudaram a organizar o evento e irão participar como juízes e mediadores voluntários. Qual é a sua principal motivação?

Sim, temos imensa sorte por tantos mediadores comerciais reconhecidos internacionalmente terem aceitado voltar à Competição. Julgo que existem várias razões para isso. A Semana de Mediação ICC ganhou reputação como o principal fórum mundial para treinar mediadores comerciais em todo o mundo. Pode dizer-se que tornou-se o local da mediação. É uma enorme evolução desde o evento lançado em 2006, com apenas 10 equipas. Mas também julgo que os mediadores gostam de se reunir e falar todos os anos. Este evento é realmente único no mundo da mediação confidencial: os mediadores normalmente trabalham em portas fechadas. E, por fim, julgo que são muito apaixonados pelo que fazem, e têm vontade em ensinar a próxima geração.

Fale-nos acerca da 2ª Mesa Redonda Internacional, no dia 5 de Fevereiro, o dia que antecede o início da competição.

Lançamos a Mesa Redonda no ano passado como um fórum para os praticantes de mediação e académicos de ADR participarem na Competição de Mediação da ICC, com o propósito de partilharem as melhores práticas e novas técnicas. No primeiro ano do evento foi um grande sucesso e mantivemo-lo na agenda deste ano - e esgotou! Este ano, a mesa redonda irá representar a primeira conversa MED(iação) da ICC - a versão de mediação das conversas TED.

A Semana de Mediação da ICC deve envolver muito trabalho árduo - mas o 10º aniversário parece ser uma boa razão para celebrar.

Sim, de facto encontramos tempo para celebrações merecidas em conjunto com o trabalho árduo! Em particular, é importante celebrar 10 anos de apoio combinado - financeiro e logístico - de tantos stakeholders. Este ano, estamos particularmente gratos ao nosso patrocinador de topo KPMG - e às várias sociedades de advogados, associações e outras instituições de resolução de litígios, parceiros de media, consultorias e a Ordem de Advogados de Paris - sem falar no nosso maravilhoso staff e voluntários - que ajudaram a tornar este evento numa realidade.

Siga a Semana de Mediação ICC no Twitter através de @ICCMediation #ICCMW

Os nossos Membros