A Organização Mundial de Empresas

Wallgren-Lindholm assume Presidência da Comissão de Arbitragem e ADR da ICC

images/noticias/Nova-presidncia-comisso-de-arbitragem_2018_400_170.png

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) nomeou Carita Wallgren-Lindholm como a próxima Presidente da sua Comissão de Arbitragem e ADR. Wallgren-Lindholm deverá assumir a liderança da Comissão até agora presidida por Christopher Newmark cujo mandato termina em 31 Dezembro de 2017. Anunciado na reunião da Comissão em Sydney, a 7 de outubro de 2017, o mandato da nova presidente deverá ter início em Janeiro de 2018.


Sócio Fundador da Sociedade de Advogados finlandesa Lindholm Wallgren, Attorneys Ltd e ex-membro da Direção da ICC Finlandia, Wallgren-Lindholmfoi Membro da Comissão de Arbitragem e ADR da ICC desde 1996 e Vice-Presidente da Comissão desde 2011. Também se tornou Membro da Corte de Arbitragem da ICC em 2012.


Foi uma honra para mim presidir à comissão ao longo dos últimos quatro anos,” afirmou Newmark o qual esteve envolvido no trabalho da Comissão ao longo de quase uma década.


É uma instituição única, que tem muito a oferecer ao mundo da arbitragem e da resolução de litígios. Com Carita à frente da Comissão o seu future será seguramente promissor. Terei muito gosto em apoiá-la na sua nova função e ajudá-la a concluir os trabalhos das Task Forces do Árbitro de Emergência e da Prova Testemunhal.


Comentando o trabalho desenvolvido por Cristopher Newmark no seu mandato de 4 anos à frente da Comissão, Alexis Mourre, Presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC afirmou:


“Christopher elevou a comissão a um novo nível ao conduzir projetos de importância extrema tais como o Relatório da Comissão sobre as Decisões de Custos, a Task Force sobre os Procedimentos do Arbitro de Emergência, a Task Force sobre a maximização do valor da prova testemunhal e o relatório da Comissão sobre a arbitragem e as instituições financeiras - todos eles representaram um significativo avanço para este setor. Newmark também desempenhou um papel crucial no apoio que sempre manifestou à Corte nos seus esforços para introduzir maior transparência e eficiência nas arbitragens da ICC. Por tudo isto a ICC está em dívida para com ele! Também aproveito para dar as boas vindas à sua sucessora, Carita Wallgren, uma figura incontornável na arbitragem internacional. Ela foi também uma das Vice-Presidentes mais ativas da Comissão ao longo do mandato de Newmark. Não poderia ter sido feita uma melhor escolha para a liderança da Comissão”.


Com experiência prévia em fusões e aquisições de entidades públicas e de assessoria de direção – incluindo governance e investigações internas – Wallgren-Lindholm atua a tempo inteiro como árbitro desde 2013, com vasta experiência em arbitragem internacional.


Os membros e os colaboradores da ICC são incomparáveis no seu multiculturalismo - verdadeiros cidadãos do mundo - e oferecem um habitat confortável para aqueles de nós que vêm de lugares do mundo bastante marginais. Estou ansiosa por esta oportunidade de presidir a esta comissão que lidera o pensamento da arbitragem a nível mundial, e continuar o trabalho iniciado por Chris neste cargo. Venho de um país pequeno e aprendi que as instituições são muito importantes e também a sua liderança e governação. Fui educada no sentido de que o direito é tão importante quanto a resolução (pacífica) dos conflitos entre as sociedades e os indivíduos. A evolução que pude testemunhar na Comissão ao longo dos mais de 20 anos em que fui Membro é notável. A atual liderança moderna e o foco e a qualidade do trabalho e do debate torna muito difícil imaginar um local com ambiente mais motivador e cheio de sentido para trabalhar do que este.


Wallgren-Lindholm é fluente em Sueco, Finlandês, Inglês e Francês e publicou e lecionou nas áreas de gestão de conflitos, arbitragem, aquisições, corporate governance, CSR e ética jurídica. O seu mandato teve início em 1 de Janeiro de 2018.


Saiba mais sobre a Comissão de Arbitragem e ADR da ICC aqui.
 
Saiba mais sobre Arbitragem ICC aqui

Os nossos Membros