A Organização Mundial de Empresas

Desafios Atuais ao Comércio Global

Categoria
Formação & Eventos
Datas
28 de fevereiro de 2019 00:00

Em 2019, a Câmara de Comércio Internacional completa o seu 100º aniversário.

Para assinalar esta data preparamos um ano repleto de iniciativas e comemorações em diversas áreas, especialmente selecionadas pela sua relevância para o futuro do comércio global que irão impulsionar os próximos 100 anos da que é a maior organização de empresas do mundo!

A agenda política internacional tem hoje como inegável prioridade a reforma do sistema de comércio multilateral, dada a tendência de crescimento do protecionismo e das barreiras comerciais que ameaça economias de pequena e média escala, como Portugal, e trava os progressos que a globalização facilitou.

De acordo com o Relatório Global Trade Alert de 2018, na última década os governos do G20 têm favorecido as suas empresas nacionais com a aprovação de inúmeras políticas, contrariando o seu compromisso de “renúncia” ao protecionismo. Neste contexto de crescente hostilidade ao multilateralismo e comércio livre, a Câmara de Comércio Internacional surge como a organização empresarial privada promotora da paz e prosperidade através da facilitação do comércio, fundamental para o crescimento económico, criação de emprego e desenvolvimento sustentável.

Nesta linha, John Denton, Secretário-Geral da CCI, apela a que as empresas assumam um papel ativo nos processos de decisão, ao defender que “(…) companies should focus on helping governments chart a new course for trade policymaking that deals meaningfully with the pressures now building in the global economy. This means offering ideas and solutions (…) for how the global trading system can be reformed to deal with contentious issues (…).”.

A iniciativa de 2016 da ICC #TradeMatters é mais um exemplo da nossa crença de que o comércio livre beneficia tanto as grandes empresas como os pequenos produtores, ao contrário do que defendem os argumentos falaciosos das atuais correntes protecionistas e anti-globalização. São nesta plataforma apresentados casos de estudo, testemunhos e estudos que comprovam as vantagens da internacionalização e da facilitação das trocas comerciais entre países.

Assumindo claramente a necessidade de ampliar a participação do setor empresarial na definição das políticas comerciais, a ICC Portugal organiza uma conferência dedicada aos “Desafios Atuais do Comércio Global”, no dia 28 de Fevereiro, com a presença de John Denton, Secretário-Geral da ICC.

A abertura do evento terá como tema o mote da ICC para os seus 100 anos ”Making business work for everyone, every day, everywhere”.

Contaremos também com outros oradores de renome a nível nacional e internacional para participar no debate – António Saraiva (CIP), Oliver Peltzer (Arnecke Sibeth Dabeldtein) e António Raposo de Lima (IBM Portugal). A conferência abordará, em formato de mesas redondas dinâmicas:

• O impacto do Brexit no comércio internacional
• Protecionismo: repercussões no comércio mundial
• O papel das organizações no comércio global
• A adaptação das alfândegas à nova era do comércio global
• Tendências no transporte marítimo global
• Transporte ferroviário e rodoviário: parceiros na gestão logística das cadeias de abastecimento?
• Revolução digital: a revolução da indústria 4.0 e o futuro do comércio global
• Controlo alfandegário na efetividade das cadeias logísticas

Junte-se a nós nesta celebração do centenário da Câmara de Comércio Internacional e descubra as razões porque milhões de empresas confiam no nosso trabalho para facilitar os seus negócios internacionais!

 

Programa

Consulte aqui o programa da conferência.

 

Data & Local

28 de Fevereiro de 2019
Rua das Portas de Santo Antão, 89, Lisboa

 

Quem deve participar

Profissionais e interessados em compreender os desafios que o século XXI e a revolução digital levantam às transações comerciais internacionais, e como devem os players proceder face à nova era do comércio global.

 

Taxa de inscrição

70€ não membros / 50€ membros
Inclui almoço e coffee-breaks.

 

Patrocine esta iniciativa! Conheça aqui as vantagens de se associar a esta conferência internacional.
 
 
 

Os nossos Membros