As Comissões da ICC são grupos de trabalho especializados, compostos por especialistas de empresas, que analisam as grandes questões de interesse para o mundo empresarial. Preparam orientações e posições estratégicas sobre várias matérias, contribuindo assim para as discussões intergovernamentais, bem como regras e códigos de conduta de aplicação voluntária que visam facilitar as transações comerciais a nível internacional.
Através das Comissões, a ICC desenvolve as suas posições oficiais em matérias tão vastas como: a arbitragem, o financiamento do comércio e as práticas bancárias, o direito comercial, a concorrência, a responsabilidade corporativa e o combate à corrupção, o comércio eletrónico e os meios de comunicação o ambiente e a energia, a propriedade intelectual, o marketing e a publicidade, a fiscalidade, o comércio e investimento, a facilitação de comércio e o direito aduaneiro.
A legitimidade e credibilidade das posições formuladas pelas Comissões da ICC deve-se precisamente ao facto de serem desenvolvidas por especialistas em cada uma das respetivas áreas e de se submeterem a um minucioso processo de consulta junto das empresas associadas da ICC em todo o mundo.
A ICC dedica-se à autorregulação dos negócios e desenvolveu um vasto conjunto de regras voluntárias, orientações e códigos que visam facilitar os negócios e difundir as boas práticas nos diversos sectores. Estas regras são utilizadas atualmente em transações cujos valores ascendem, anualmente, a biliões de dólares, dando assim um valioso contributo ao serviço do comércio mundial.
Exemplo destas regras são os Incoterms®2010 e as UCP 600, entre muitas outras.
Também os modelos contratuais são outro produto que ajuda as empresas a simplificar as transações comerciais que estão na base dos seus negócios: qualquer empresa pode usar estes modelos contratuais permitindo poupar tempo e dinheiro nos processos de negociação.
Assim, a ICC tornou-se uma autoridade única no que toca à autorregulação dos negócios além-fronteiras. Para além disso, as ligações privilegiadas que a ICC mantém com as maiores organizações intergovernamentais como a Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Comércio, garantem-lhe uma efetiva representatividade dos interesses das empresas suas associadas ao mais alto nível na esfera internacional e também na esfera nacional, junto dos Governos nacionais, através do papel ativo da sua rede de Delegações Nacionais.
Com base no trabalho desenvolvido pelas Comissões, a ICC disponibiliza aos seus Membros:
• Uma visão sobre os negócios e uma capacidade de influência únicas;
• O acesso a uma rede exclusiva de especialistas internacionais;
• A possibilidade de participar na redação das regras e princípios que vão regular a maior parte das transações de comércio global;
• A possibilidade de obter aconselhamento sobre a utilização destas regras, otimizando as oportunidades de negócio e minimizando os riscos envolvidos.
A ICC conta as seguintes Comissões: