A Organização Mundial de Empresas

Quem Somos

 

International Chamber of Commerce

A International Chamber of Commerce/ Câmara de Comércio Internacional é constituída pelos seguintes órgãos governativos:


- Conselho Mundial - é o mais alto órgão da direção da Câmara de Comércio Internacional, sendo o equivalente a uma Assembleia-Geral de uma organização intergovernamental. No se caso, contudo, os delegados são dirigentes empresariais e não os Governos nacionais.


- Presidência e Secretariado-Geral – o Presidente, o seu predecessor imediato e os Vice-Presidentes formam a Presidência. O Secretário-Geral da ICC, nomeado pelo Conselho Mundial, lidera o Secretariado Internacional e trabalha de perto com os comités nacionais para cumprir o programa de trabalhos da ICC.


- Direção Executiva da ICC – A Direção Executiva da ICC é responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia, políticas e programa de ação da ICC, e ainda por supervisionar os assuntos financeiros da organização. É também responsável por recomendar ao Conselho Mundial a nomeação da Presidência da ICC e do Secretário-Geral, bem como por aprovar todos os documentos de políticas.

 

A Presidência atual da ICC é formada por:


- Presidente: Paul Polman
Paul Polman foi efeito Presidente da ICC a 21 de Junho de 2018, tendo sido CEO da Unilever desde Janeiro de 2009. Tem tido um desempenho internacional notável, primeiro no contributo para o desenvolvimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e atualmente na promoção de acções que visem o seu cumprimento, enquanto membro do SDG Advocacy Group. É membro do International Business Council do Fórum Económico Mundial, membro da Equipa B, Vice-Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU, e co-Presidente do Comité de Sustentabilidade do Fórum dos Bens de Consumo. Foi ainda Presidente do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development).

- Primeiro Vice-Presidente: Ajay Banga
Ajay Banga foi eleito Primeiro Vice-Presidente da ICC a 21 de Junho de 2018. É Presidente e CEO da Mastercard e membro desse Conselho de Administração. Foi ainda CEO da Citigroup Ásia-Pacífico, e membro da Comissão do Presidente Obama para o Reforço da Cibersegurança Nacional. Atualmente, é membro do Comité Consultivo para a Política e Negociações Comerciais do Presidente dos EUA, e co-Presidente da Parceria para a Cidade de Nova Iorque. É ainda um dos administradores fundadores do Fórum para a Parceria Estratégia EUA-Índia, e co-fundador do The Cyber Readiness Institute.

- Vice-Presidente: Yassin Al Suroor
Yassin Al Suroor é o fundador e Diretor Executivo do Grupo A’amal, e membro da Administração de várias empresas regionais e internacionais. É o Presidente da Fundação A’amal e da A’Amal Capital Limited, sendo ainda membro da Comissão Executiva da Federação Mundial do Comércio da ICC. É Presidente da ICC da Arábia Saudita.

- Vice-Presidente: Karien Van Gennip
Karien Van Gennip tornou-se Vice-Presidente da ICC a 8 de Junho de 2017, e é membro da Direção Executiva desde Julho de 2012. É ainda Presidente do Comité Financeiro da ICC e membro do Conselho de Administração da Corte Internacional de Arbitragem da ICC. É CEO da ING França e CEO Champion do Fórum das Mulheres para a Economia e Sociedade. De 2003 a 2007, foi Secretária de Estado dos Assuntos Económicos do Ministério do Comércio Externo no Governo Holandês.

- Presidente Honorário: Sunil Bharti Mittal
Sunil Bharti Mittal tornou-se Presidente Honorário da ICC a 21 de Junho de 2018, depois de ter sido Presidente da mesma organização desde Junho de 2016. É Presidente e fundador da Bharti Enterprises, um dos maiores grupos da índia, com atividades tão diversas como as telecomunicações, seguros, imobiliário, agricultura e alimentação, entre outros negócios. Sunil Bharti Mittal tem parcerias com várias empresas líderes globais, como a Singtel, o SoftBank, a AXA e o Del Monte, entre outros. Foi ainda condecorado com a Padma Bhushan, uma das maiores distinções civis da Índia, conferida a indivíduos que se distingam por serviços prestados de alta ordem.

 

O atual Secretário-Geral da ICC:


- Secretário-Geral: John W. H. Denton
John Denton assumiu a posição de Secretário-Geral da Câmara de Comércio Internacional em Maio de 2018. Previamente, foi Primeiro Vice-Presidente da Direção Executiva da ICC, e CEO e sócio da sociedade de advogados líder na Austrália, Corrs Chambers Westgarth. É ainda Presidente do Business Council of Australia’s Global Engagement Task Force, Presidente Emérito do Experts Group on Trade and Investment in Indonesia, membro da Direção da Asialink e da Asia Society, e membro fundador da Australia-China CEO Roundtable.

 

ICC Portugal

Presidente: Bruno Bobone

Vice-Presidente: Nuno Botelho

 

Direção 

Bruno Bobone | CCIP - Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (Presidente)

Nuno Botelho | Associação Comercial do Porto/ Câmara de Comércio e Indústia do Porto (Vice-Presidente)

António Saraiva | CIP -  Confederação Empresarial de Portugal (Vogal)

Eduardo Oliveira e Sousa | CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal (Vogal)

Pedro d'Almeida Freire | CCP - Confederação de Comércio e Serviços de Portugal (Vogal)

 

Mesa da Assembleia Geral

Vasco Pinto Basto (Presidente)

César Bessa Monteiro (Vice-Presidente)

António Belmar da Costa | AGEPOR (Secretário)

 

Conselho Fiscal

Miguel de Azeredo Perdigão | Azeredo Perdigão & Associados (Presidente)

Peter Villax | Hovione Farmaciência, SA (Vice-Presidente)

João Navega | Correia Seara Caldas Simões & Associados (Relator)

 

Equipa ICC Portugal

João Pedro Guimarães | Secretário-Geral

Sara Romano de Castro | Diretora

Manuela Silva | Publicações & Secretariado

Rita Malpique | Assessora

Os nossos Membros