A Organização Mundial de Empresas

ICC traz a voz das empresas para as discussões globais sobre inovação e propriedade intelectual

images/icc-wipo-conference-2022-1-300x187.jpg
A ICC realizou um evento à margem da 63ª reunião das Assembleias da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) em Genebra, esta semana, trazendo a voz das empresas para as discussões globais sobre inovação e propriedade intelectual.

Líderes de empresas incluindo a Nestlé, a Microsoft e a Intel, bem como organizações internacionais incluindo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) estiveram entre os participantes do evento.

O evento foi uma excelente oportunidade para a comunidade empresarial contribuir para as discussões das assembleias da OMPI. Um maior envolvimento empresarial no trabalho da OMPI é crucial e pode conduzir a políticas mais inteligentes, melhores e mais eficazes não só para a comunidade empresarial, mas para a sociedade como um todo.

Como uma das pedras angulares do comércio global, a proteção da propriedade intelectual merece uma atenção especial. Protegendo a propriedade intelectual, as empresas serão capazes de fazer os investimentos necessários em processos de investigação e desenvolvimento, para criar produtos e serviços inovadores e para dar vida a obras criativas.

Os sistemas globais de PI são complexos e envolvem muitas partes interessadas, desde a comunidade científica, artistas e investidores até às autoridades aduaneiras.

Tal complexidade exige uma abordagem cuidadosa na definição de políticas e um olhar atento sobre a realidade no terreno para as empresas que utilizam estes sistemas de PI.

Falando no evento, o Diretor de Política Global da ICC, Andrew Wilson, afirmou:

"Nas nossas conversas com as empresas membros da ICC, o que vemos é que as empresas são altamente sensíveis ao tema da PI e que compreendem a importância de ecossistemas de inovação saudáveis. À medida que enfrentamos os desafios das alterações climáticas e da incerteza económica, a voz das empresas será um aliado fundamental para os decisores políticos e para as organizações internacionais, de forma a que criem melhores políticas e construam ecossistemas de inovação mais fortes".


Para enfrentar estes desafios, algumas das prioridades identificadas no evento incluem:

  • Sustentabilidade: A inovação terá um papel fundamental na criação de um futuro sustentável e na resposta aos desafios associados às alterações climáticas. Os ecossistemas da inovação devem estar preparados para acelerar o desenvolvimento das ferramentas de que necessitamos para enfrentar estes desafios.
  • PME’s: Tanto as organizações privadas como públicas devem trabalhar para alavancar o potencial das PME’s como poderosos motores da inovação. É necessário um reforço de capacidades mais generalizado, e mais eficaz, para que possam comercializar os seus ativos intangíveis em toda a sua extensão.
  • Finanças: O financiamento apoiado por PI é uma ferramenta estratégica, especialmente para as #PME, para tirar partido dos seus ativos de PI e melhorar a sua força financeira. De forma a colmatar o défice de financiamento disponível para as empresas, as normas regulamentares e empresariais devem permitir esta fonte de financiamento.

Fique a par do trabalho da ICC sobre inovação e propriedade intelectual aqui no nosso website.

Os nossos Membros