A Organização Mundial de Empresas

10 iniciativas da CCI pelas empresas em 99 anos

images/ICC_99anos.jpg

 

A Câmara de Comércio Internacional completa este ano seu primeiro centenário. Ao entrar em 2019, fazemos uma retrospeção a algumas das realizações que nos mantiveram ocupados e que permitiram às empresas assegurar a paz, prosperidade e criar oportunidades ao longo de 99 anos…

 

   

 

1. Líderes para uma nova era

Em Março, a ICC anunciou a nomeação de John Denton como Secretário-Geral da ICC, um especialista jurídico e consultor para assuntos globais reconhecido internacionalmente. Com o início do seu mandato, John Denton foi entrevistado pela Sky News para dar a sua visão sobre o novo e crescente sentimento anti-globalização.
Pouco depois, Paul Polman, CEO dos bens de consumo da multinacional Unilever, foi eleito para suceder a Sunil Bharti Mittal enquanto Presidente da ICC. Quanto a esta sua nova posição de liderança, Paul Polman, um reconhecido exemplo no desenvolvimento sustentável e vencedor do 2015 Business for Peace Award, refere que: “Enquanto voz do setor privado no palco mundial, a ICC está singularmente posicionada para mobilizar as empresas para obterem benefícios no longo prazo que sejam social e economicamente produtivos”.

 

2. A passagem para a era digital na circulação temporária de bens

Em Junho, anunciámos o lançamento do primeiro passo de um projeto piloto para digitalizar os Carnet ATA, um documento alfandegário que permite a deslocação de bens livres de taxas e impostos até um ano. No final do ano, foram selecionados sete países para participar no projeto Mercury II Pilot – descubra quais são aqui.


3. Lançámos um novo canal no ICC Digital Library…

Neste tema da digitalização, lançámos um novo canal na plataforma do ICC Digital Library, oferecendo um balcão único para as publicações relacionadas com as Regras Incoterms® e com contratos comerciais. A inauguração do canal abre assim caminho ao muito esperado lançamento das regras Incoterms® 2020.
Contudo, não é apenas a ICC que se tem adaptado à nova era digital. O relatório Global Trade: Securing Future Growth, divulgado em Maio, revela que 60% dos bancos estão a caminhar para uma maior digitalização, e mais de 60% reportaram ter ou estar a implementar soluções tecnológicas para digitalizar as suas operações de trade finance.

 

4. … e revelámos parcerias transformacionais no SDG Business Forum

No SDG Business Forum da United Nations High Level Political Forum de Julho, a ICC lança um relatório em que sublinha ações concretas tomadas por empresas de todo o mundo para colocar os objetivos de desenvolvimento sustentável no centro das suas operações comerciais. O relatório “Business for Sustainable and Resilient Societies” oferece também aos Governos uma série de recomendações políticas para ajudar as empresas a implementar os ODS nas suas estratégias.

 

5. O Dubai é anunciado como o destino para o World Chambers Congress de 2021

Em simultâneo com os preparativos para a World Chambers Congress no Rio de Janeiro, não deixamos de olhar para 2021, anunciando que a 12ª edição deste evento será co-organizado pela Dubai Chamber of Commerce and Industry. O Congresso bienal é reconhecido mundialmente nos calendários das câmaras de comércio, reunindo líderes e profissionais de mais de 100 países para partilhar as melhores práticas, visões e contactos, abordando ainda os assuntos de maior premência para as suas respetivas comunidades.

 

6. Comprometemo-nos a promover a diversidade de género nos painéis

Em Outubro, aprendemos o que “manel” significa (all male speaking panel) quando o Secretário-Geral, John Denton, se juntou à equipa da ICC no compromisso de reunir esforços para aumentar a diversidade de género nos painéis de debate das conferências em que está representada.

 

7. Oferecemos apoio aos comerciantes e publicitários da era digital…

Nova Iorque foi o local escolhido para o lançamento da 10ª revisão do conhecido “Advertising and Marketing Communications Code”, um quadro de atuo-regulação aplicável mundialmente que pretende melhorar os parâmetros de proteção do consumidor em todo o mundo. A revisão de 2018 tem em conta o marketing digital emergente e as práticas publicitárias, tal como o marketing que utiliza a inteligência digital, influencers, vloggers e a análise de dados.

 

8. … e lançámos o Global Dialogue on Trade

Em Outubro, a ICC participou na Reunião Anual do Fundo Monetário Internacional e do Grupo do Banco Mundial em Bali, na qual o Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio, Roberto Azevêdo, e o Secretário-Geral da ICC, John Denton, lançaram o Global Dialogue on Trade – uma iniciativa empresarial única para apoiar o processo de reforma do sistema multilateral.

Numa carta publicada no Financial Times em Junho, John Denton apelou aos líderes do G20 que tracem um novo Roadmap para a reforma da OMC que tenha em conta o crescimento sustentável e inclusivo. Uma outra carta publicada em Setembro recorreu às empresas para determinarem um novo rumo para o comércio.
Os primeiros debates digitais na plataforma do Global Dialogue on Trade tiveram início em Novembro, oferecendo às empresas, instituições multilaterais, think tanks e académicos uma oportunidade de contribuir para o debate atual sobre a reforma do comércio global.

 

9. Um manual para a ação climática foi uma iniciativa bem recebida

O final do ano trouxe boas notícias para o planeta, tendo a ICC acolhido um acordo internacional para estabelecer regras para apoiar os países na implementação do Acordo de Paris de 2015. Anteriormente aos debates sobre as alterações climáticas na Polónia, a ICC, que representou as empresas e o setor da indústria na COP24, exigiu a criação de um “Manual” para Paris (Paris Rulebook) de modo a oferecer às empresas o enquadramento normativo necessário para aumentarem a sua ação climática.

 

10. Encerrámos um ano pioneiro também para a resolução de litígios da ICC

Um estudo sobre a Arbitragem Internacional designou, uma vez mais, a Corte Internacional de Arbitragem da ICC como a instituição arbitral preferida a nível mundial. Desde o início do funcionamento do novo escritório em São Paulo e em Singapura, registaram-se vários progressos em termos de diversidade na gestão dos casos, fechando o ano com novos marcos.

 

Consulte aqui a notícia original.

Descarregue aqui o press release.

Os nossos Membros