A Organização Mundial de Empresas

5 Conclusões da Reunião Técnica da Comissão Bancária da ICC

images/icc-banking-commission-working-areas.png

A Comissão Bancária da ICC teve a sua reunião técnica anual em Paris, no passado dia 7 de outubro, durante a qual foram analisados temas cruciais para o setor, como as novas regras digitais, novos standards para o trade finance e muitas outras atualizações de diversos grupos de trabalho.

 

A reunião de 3 dias organizada pela ICC e acolhida pela ICC França – reuniu mais de 200 delegados provenientes de todo mundo para discutir os mais recentes desenvolvimentos que enfrentam os profissionais de trade finance e para assegurar que as regras para este setor e todas as orientações da ICC continuam com relevância atual.

 

Veja aqui algumas da conclusões mais importantes da reunião:

 

  1. A ICC apoia o financiamento para o desenvolvimento

Como parte da comemoração do seu 100º aniversário, a ICC realinhou os seus princípios e objetivos orientadores para permitir que as empresas em todo o mundo promovam a paz, prosperidade e oportunidades para todos. A Reunião Técnica da Comissão Bancária da ICC representou, assim, uma oportunidade para introduzir formalmente esta nova visão à comunidade bancária e de trade finance que integra a referida comissão.

Durante a intervenção de abertura da reunião, Olivier Paul, Diretor do Centro Finance for Development da ICC, apresentou a estratégia renovada da organização, incluindo as suas cinco campanhas - cada uma das quais inclui propostas para a reforma de políticas que possam inspirar ações reais por parte dos líderes empresariais e políticos.

Sob a campanha “Liderar a longo prazo”, o Centro Finance for Development da ICC promoverá o alinhamento da regulamentação financeira, das decisões de investimento e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). O Centro Finance for Development representa a função da ICC enquanto redator de regras para produtos de trade finance, mantendo um diálogo forte e permanente com profissionais do setor, reguladores e órgãos de supervisão.

 

  1. Regras e normas digitais para Trade Finance

A Reunião Técnica proporcionou aos delegados a oportunidade de aprender mais sobre a iniciativa de padrões de comércio digital (DTSI) da ICC, que visa o desenvolvimento de modelos e protocolos para possibilitar a próxima era do comércio digital. Em consonância com esta iniciativa, a ICC atualizou as Novas Regras Uniformes para o Comércio Digital (URDT), uma estrutura de alto nível que abrange obrigações, regras e normas para a digitalização do trade finance.

 

Desde dezembro de 2018, têm vindo a ocorrer várias reuniões do Grupo de redação, o que resultou na criação de uma estrutura inicial, partilhada com os delegados na Reunião Técnica. A URDT é o mais recente esforço da ICC Banking Commission com vista a reduzir barreiras para os participantes do atual ambiente digitalizado de trade finance.

 

  1. Atualizações dos grupos de trabalho e forças-tarefa da ICC

Todos os anos a Reunião técnica da ICC permite que os delegados aprendam mais sobre os próximos planos e projetos da Comissão Bancária da ICC, incluindo atualizações de vários grupos de trabalho e forças-tarefa da ICC. Durante as sessões plenárias da manhã, os delegados receberam atualizações sobre as principais iniciativas da Comissão Bancária da ICC, como a última edição do Trade Register da ICC, o Fórum Global da Cadeia de Abastecimento e o Grupo de Trabalho sobre Trade Finance Sustentável. Outros tópicos importantes debatidos incluem a participação da ICC na COP25, o lançamento do Incoterms® 2020 e o lançamento da nova plataforma de comércio eletrónico Knowledge to Go da ICC.

 

  1. Especialistas da ICC emitem pareceres especiais

Numa das sessões mais críticas da Reunião Técnica, os especialistas da ICC anunciaram as suas opiniões oficiais sobre as regras da ICC relacionadas às cartas de crédito, incluindo TA891, TA892, TA983, TA894, TA894, TA895 e TA896. Essas opiniões constituem a interpretação das regras e diretrizes universalmente aceites da ICC na prática bancária internacional.

 

  1. Cimeira internacional bancária da ICC França

Após a conclusão da Reunião Técnica, a ICC França sediou um evento em parceria sobre "Regras e Práticas de Trade Finance num Mundo em Mudança" na sede do HSBC França em Paris. A cúpula, que aconteceu no dia 10 de outubro, reuniu profissionais do setor financeiro francês e de todo o mundo.

Os tópicos de discussão incluiram a transformação digital no setor de trade finance, responsabilidade corporativa, sustentabilidade e expectativas dos clientes em transações bancárias. Outros itens da agenda visaram explorar a luta contra a lavagem de dinheiro, sanções económicas e anticorrupção. As discussões garantiram que as ferramentas vitais de financiamento ao comércio permaneçam relevantes e adequadas num ambiente cada vez mais digital e sem recurso à utilização de papel.

Os nossos Membros