A Organização Mundial de Empresas

A Comissão Bancária da ICC sela uma parceria com o Global Credit Data para reforçar o registo comercial

images/icc-trade-register-2018.jpg

A Comissão Bancária da ICC anunciou um acordo de longo prazo com a Global Credit Data (GCD) – uma associação detida por bancos e sede da maior base de dados de incumprimentos bancários a nível mundial – para reforçar a análise no seio da ICC Trade Register.

O ICC Trade Register é uma das poucas fontes globais que fornece uma visão transparente e objetiva do perfil do risco de crédito e as características do financiamento do comércio e das exportações. Agora, a GCD passará a gerir e controlar o conjunto de dados relativos ao crédito dos membros da ICC Trade Register. Esta cooperação permitirá à ICC e à GCD proporcionar uma análise comparativa e dados e relatórios mais detalhados aos seus membros.

Krishnan Ramadurai, Presidente do projeto ICC Trade Register, afirma que “O ICC Trade Register é uma ferramenta indispensável para o sistema bancário global e para os decisores mundiais, valorizando o conhecimento de mercado sobre a natureza do trade finance e contribuindo para um processo decisório informado das políticas e regulamentos. Este acordo com a GCD, que está na vanguarda da recolha e análise de dados, permitirá um maior desenvolvimento e envolvimento da ICC Trade Register enquanto fonte de referência para dados de qualidade e de confiança, que poderão ser utilizados para uma análise sólida”.

David Bischof, Senior Policy Manager da Comissão Bancária da ICC, acrescenta que “Existe uma relação direta e crítica entre a disponibilidade atempada e acessível do trade finance e o comportamento do comércio internacional. Desde a sua origem, o ICC Trade Register tem sido instrumental na promoção do diálogo e da defesa do trade finance enquanto categoria de ativos de direito próprio.”.

O ICC Trade Register foi criado em 2011, e desde então tem crescido para incluir atualmente 22 bancos, cobrindo mais de 10.5 triliões de US dólares de exposições e mais de 20 milhões de transações de trade finance. Os produtos de trade finance incluídos no registo são tradicionalmente cartas de crédito, empréstimo para importação e exportação e performance guarantees. A próxima edição – a ser lançada no primeiro trimestre de 2019 e que contará com o Boston Consulting Group como parceiro estratégico – passará ainda a incluir produtos de supply chain finance e financiamento de exportações fornecidos por agências de crédito à exportação não membros da OCDE. A recolha de dados para o relatório começara em Outubro de 2018.

Philip Winckle, Diretor Executivo da GCD, afirma que “Estender o nosso trabalho com a Comissão Bancária da ICC neste projeto líder de mercado aumentará a qualidade dos dados relativos ao crédito do trade finance para o mercado e para os nossos membros. Tal ajudará os bancos a melhor entender os riscos que assumem e a estar em conformidade com as normas regulatórias, como a Basel Framework.”.

O último Relatório do ICC Trade Register, lançado em Fevereiro de 2018, revelou a natureza de baixo risco das transações que apoiam o comércio global, confirmando que os produtos de trade finance continuam a constituir para os bancos um risco baixo de crédito.

 


Sobre a Câmara de Comércio Internacional (CCI)

A CCI (International Chamber of Commerce) é a maior organização mundial de empresas, com uma rede de mais de 6 milhões de membros em mais de 100 países. Trabalhamos para promover o comércio internacional, as condutas empresariais responsáveis e uma abordagem global da regulação através de uma combinação única de defesa pública de interesses e de elaboração de regras e práticas de comércio internacional padronizadas – juntamente com os serviços de resolução de litígios internacionais líderes de mercado. Entre os nossos membros estão muitas das maiores empresas do mundo, PME, associações empresariais e câmaras de comércio locais.
Para mais informações visite: www.iccwbo.org

 

Leia a notícia original aqui.

Descarregue o press release aqui.

Os nossos Membros