A Organização Mundial de Empresas

A ICC acolhe o apelo dos Ministros do G20 para a reforma da Organização Mundial do Comércio

images/G20_iStock.png

A ICC apoia a declaração dos ministros do G20 na qual reconhecem a necessidade de aumentar os esforços para mitigar os riscos e reforçar a confiança no comércio internacional, na que foi descrita como “uma conjuntura crítica para o comércio internacional e cooperação no investimento”.

Em apoio ao apelo dos ministros para que os líderes que compõem o G20 continuem a trabalhar em colaboração com outras partes interessadas, de modo a assegurar que a OMC mantém o seu papel relevante no comércio internacional, o Secretário-Geral da ICC, John Denton, afirmou que:
“A Câmara de Comércio Internacional louva o apelo dos ministros do comércio do G20 para […] intensificar o diálogo e o plano de ação para mitigar o risco e aumentar a confiança no comércio internacional. Em particular, numa época de intensificação dos conflitos comerciais, incitamos aos líderes do G20 que considerem os utilizadores do sistema de regras multilateral – ou seja, os milhões de empresas que comercializam diariamente, impulsionando o crescimento e criando empregos em todo o mundo”.

A ICC já está a trabalhar no incentivo ao diálogo em torno da reforma do sistema de comércio multilateral, através de uma segunda iniciativa que tem como base o que tem funcionado nos últimos 70 anos, identificando o que deve ser preservado, dando resposta a áreas que devem ser melhoradas, e equipando a OMC com as ferramentas necessárias para garantir que se mantém adequada à sua finalidade de enfrentar os novos desafios e distúrbios do século XXI.
A plataforma, a ser lançada em Outubro, irá acolher debates ao vivo entre empresas, think tanks e organizações multilaterais, de modo a conseguir formular recomendações concretas para contribuir para os processos intergovernamentais.

Dando voz a mais de 45 milhões de empresas que empregam mais de mil milhões de trabalhadores em todo o mundo, John Denton afirma que “A ICC está cumprir a sua parte no processo de tornar o comércio internacional e os negócios para toda a gente, todos os dias, em todo o lugar. Com vontade política e uma liderança forte por parte dos líderes do G20 e outros Governos, podemos cumprir o objetivo global de alcançar um desenvolvimento mais justo e sustentável”.

A ICC louva o compromisso dos ministros do comércio do G20 em aumentar o diálogo sobre os desenvolvimentos atuais do comércio internacional, e apoia o apelo dos líderes para responder às questões comerciais já na G20 Summit de 30 de Novembro, em Buenos Aires.

 

Leia a notícia original aqui.

Descarregue o press release aqui.

Os nossos Membros