A Organização Mundial de Empresas

A ICC anuncia nomeação executiva para liderar a Iniciativa de Padrões Digitais

images/icc-dsi-2020-launch.png

A ICC anunciou o lançamento operacional de uma nova iniciativa importante para garantir que os benefícios do comércio digital possam ser obtidos por todos, em qualquer lugar.

A Iniciativa de Padrões Digitais da ICC (com sigla inglesa DSI) trabalhará com o objetivo ambicioso de estabelecer um ambiente comercial globalmente harmonizado e digitalizado - abordando diretamente as interrupções experienciadas durante a pandemia de COVID-19 como resultado da elevada dependência da documentação em papel nos fluxos comerciais.

Embora as implicações da pandemia no local de trabalho tenham acelerado a adoção de tecnologias digitais, ainda existem barreiras significativas para a digitalização dos processos relacionados ao comércio. Ambientes regulatórios desatualizados frequentemente levam a que as empresas utilizem documentos impressos para atender aos requisitos legais locais ao realizar transações internacionais; enquanto as implicações de custo de iniciativas isoladas - e frequentemente incompatíveis - da indústria desestimulam a adoção de sistemas digitais por micro, pequenas e médias empresas.

Nesse contexto, a DSI tem como objetivo alavancar a independência, integridade e o poder de influência da ICC para conduzir a harmonização dos processos digitais em todo o ecossistema comercial - permitindo a convergência dos sistemas da indústria e das estruturas jurídicas aplicáveis. A iniciativa será implementada por meio de consultas abertas e inclusivas com grupos dos setores da indústria, empresas e especialistas técnicos em toda a rede da ICC em mais de 130 países - e em parceria com as principais instituições internacionais e governos.

Refletindo sobre essa abordagem de múltiplas partes interessadas, a DSI foi operacionalizada pelo financiamento inicial fornecido pelo Governo de Singapura e pelo Banco de Desenvolvimento Asiático.

O Secretário Geral da ICC, John WH Denton referiu: “A COVID-19 expôs claramente a fragilidade inerente a confiança do comércio global em processos baseados em papel. Uma reconstrução resiliente da crise deve ser construída sobre a digitalização no ecossistema do comércio global - um processo que acreditamos que a Iniciativa de Padrões Digitais da ICC está em posição única para conduzir. Com muitas pequenas empresas lutando para resistir aos efeitos da pandemia, vemos um imperativo absoluto para acelerar o nosso trabalho com parceiros da DSI para garantir que as tecnologias digitais possam realmente democratizar o acesso aos mercados globais.”

A iniciativa será executada no Hub da ICC em Singapura, sendo Oswald Kuyler o Diretor Executivo da DSI. Oswald Kuyler ingressou na ICC vindo da BHP, onde liderou uma série de iniciativas que abrangem tecnologias de blockchain, documentação eletrónica em finanças comerciais, análise de dados e autonomização de processos – ocupando mais recentemente a função de Chefe de Estratégia de Dados.

Outras contratações serão feitas para expandir a equipa da DSI sediada em Singapura nos próximos meses.

Abordando o tema da operacionalização desta iniciativa Gina Lim, Diretora de Financiamento do Desenvolvimento de Ecossistemas da Enterprise Singapore referiu: “A pandemia de Covid-19 ressaltou a importância da digitalização do comércio. A DSI irá ajudar a acelerar a digitalização do comércio global por meio do desenvolvimento de padrões comerciais digitais abertos. Estamos entusiasmados com o fato desta iniciativa já ter iniciado as suas operações globais em Singapura sob a liderança da ICC.”

Steven Beck, Chefe de Comércio e Financiamento da Cadeia de Abastecimento do Banco Asiático de Desenvolvimento acrescentou: “A digitalização é fundamental para fortalecer o comércio global e as cadeias de abastecimento que criam empregos, desenvolvimento e prosperidade. O ADB tem o prazer de fazer parceria com a ICC e o Governo de Singapura para criar os padrões e protocolos digitais necessários para atingir essa meta importante.”

Consulte aqui a notícia completa. 

Os nossos Membros