A Organização Mundial de Empresas

A ICC anuncia os países selecionados para o projeto-piloto de digitalização dos Carnet ATA

images/icc-ata-logo.jpg

A Federação das Câmaras de Comércio da Câmara de Comércio Internacional (ICC WCF) anunciou os sete países selecionados para participar no projeto-piloto para digitalizar os Carnet ATA, um documento aduaneiro que permite a movimentação de bens com isenção de direitos e impostos até um ano.


Dos países interessados em participar no projeto-piloto Mercury II – por via de Alfândegas ou de Associações Nacionais de Garantia –, a Bélgica, China, Alemanha, Rússia, Suíça, Reino Unido e os Estados Unidos foram os selecionados ou visados para fazer parte desta iniciativa.

ICC WCF está a trabalhar em estreita colaboração com os candidatos para desenvolver o projeto, que está agendado para arrancar no primeiro trimestre de 2019. Criado em 1960, fruto dos esforços conjuntos da Organização Mundial das Alfândegas e da CCI, o documento em papel Carnet ATA está atualmente em vigor em 78 países e economias em todo o mundo. Nos últimos 10 anos, a digitalização deste documento físico tem sido uma estratégia prioritária entre os agentes, incluindo a CCI, a Organização Mundial das Alfândegas, as autoridades nacionais alfandegárias, as associações nacionais de garantia e emissão e os titulares dos Carnet ATA.

Através da WCF, a CCI tem avançado com a iniciativa de desenvolver o primeiro sistema global de gestão de todo o ciclo do Carnet em tempo real. O novo sistema Carnet ATA digital está atualmente na fase final do seu desenvolvimento, e será testado internamente antes de ser iniciada a fase do projeto-piloto.

Siga todo o processo pelo Twitter em @WorldChambers ou através do Linkedin @ICC World Chambers Federation.

 

Leia a notícia original aqui.

Descarregue o press release aqui.

Os nossos Membros