A Organização Mundial de Empresas

A ICC aplaude a conclusão do “Paris Rulebook” na Conferência Climática COP24

images/asphalt-road-and-mountains.jpg

A Câmara de Comércio Internacional aplaude o acordo concluído no sábado, dia 15 de Dezembro, nas discussões sobre o clima na Polónia, que pretende dar aos países de todos o mundo um guia para a implementação do Acordo de Paris de 2015.


O “Regulamentos de Paris” é um sinal claro de que as alterações climáticas continuam a estar nas prioridades da agenda política, mas demonstra também que o multilateralismo inclusivo funciona”, conclui o Secretário-Geral da ICC, John Denton.

O trabalho incessante do Presidente da COP24 e da sua equipa, assistidos pelo Secretário-Geral da ONU e do Secretariado da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas), deu resultados ao conciliar com êxito várias posições governamentais, tendo-se concluído as negociações com o “Regulamento” que implementará os Acordos de Paris de 2015”.

Madja Dabaghi, que liderou a delegação da ICC em nome de 45 milhões de empresas a nível mundial, afirmou que “Estamos encantados em acolher o “Regulamento de Paris”, especialmente à luz do Relatório Especial sobre o Aquecimento Global de 1,5ºC do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC), que pede um aumento da ambição. A ICC está comprometida em trabalhar com empresas de todas as dimensões, Governos e todos os atores envolvidos para aumentar a ambição das contribuições nacionais determinadas”.

Embora estejamos desapontados que as Partes não tenham conseguido concluir a secção do “Regulamento” relativa ao artigo 6º (abordagens cooperativas, um novo mecanismo de mercado e abordagens não baseadas no mercado), este resultado revela à comunidade empresarial global e à sociedade como um todo que os esforços para lidar com as alterações climáticas estão a avançar. Tal dará ímpeto às empresas em todo o mundo para continuar a melhorar as suas ações e investimentos. Aguardarmos com entusiasmo a conclusão dos trabalhos no artigo 6º no próximo ano”.

As empresas têm sido exemplo nas ações positivas que têm levado a cabo para aumentar a sua ambição na redução das emissões, tendo ainda aumentado o investimento em inúmeros eventos durante as discussões climáticas. Ainda, muitos negócios têm o objetivo de se tornar neutros na emissão de carbono até 2050. Para muitas empresas, o relatório da IPCC é a nova referência nas suas ações e estratégias de longo prazo, reforçando a necessidade de uma transição justa para os trabalhadores no que toca às alterações globais futuras.

 

Consulte aqui a notícia original.

Descarregue aqui o press release.

 

Os nossos Membros