A Organização Mundial de Empresas

A ICC e a GeSi unem forças para impulsionar práticas comerciais sustentáveis

images/ICC_and_GeSI_join_forces_to_drive_sustainable_business_practices.jpg

A ICC e a Global Enabled Sustainability Initiative (GeSI) assinaram um memorando de entendimento que estabelece os objetivos conjuntos das duas organizações para catalisar práticas sustentáveis entre a comunidade empresarial global. Esta iniciativa ocorreu após o lançamento bem-sucedido do relatório da GeSI Digital with Purpose: Delivering a SMARTer 2030, organizado pela ICC durante a 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. 

O Relatório constatou que as tecnologias digitais podem ter um impacto transformador na nossa capacidade de cumprir a Agenda 2030 e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No entanto, para atingir tais objetivos, é necessário que os setores da informação e da comunicação tecnológica, assim como outros setores relevantes, implementem uma agenda mais internacional no cerne da sua atividade. O memorando de entendimento da ICC/GeSI pretende fazer exatamente isso – operacionalizar as ferramentas com vista a impulsionar práticas de negócio sustentáveis através do impacto climático – promover cadeias de abastecimento transparentes e o acesso à tecnologia digital.

O secretário-geral da ICC, John WH Denton AO, referiu: “Acreditamos ser imperativo que as empresas recebam ferramentas acessíveis, que lhes permitam agir e impulsionar a sustentabilidade. Estamos muito satisfeitos por trabalhar em parceria com a GeSI.” 

Por sua vez, o CEO da GeSI, Luis Neves, referiu: "A GeSI fará com que as principais ferramentas e estruturas globais contribuam para aplicar soluções de tecnologia digital em matérias de alterações climáticas e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Quando combinada com a liderança global da ICC e com a sua rede global de contactos, a parceria ajudará, mundialmente, a alcançar progressos substancias em direção à Agenda 2030 e à construção de um mundo mais sustentável."

Veja a notícia completa desta parceria aqui

Paralelamente, também em matéria de desenvolvimento sustentável, a ICC anunciou 7 publicações essenciais para as negociações climáticas da COP25, que decorrerá entre os dias 2 a 13 de dezembro em Madrid. Veja abaixo a lista completa de publicações:

1. O caminho para a COP25
A ICC promove negócios sustentáveis há mais de 40 anos. Esta brochura destaca os principais marcos no caminho para a COP25 e descreve o que é necessário para alcançar as metas climáticas capazes de garantir um futuro melhor para as pessoas e o planeta. Saiba mais

2. Principais mensagens para a COP25
Descubra nesta lista de duas páginas a mensagem que a ICC deixará na COP25 em representação da sua rede global de mais de 45 milhões de empresas.

3. Princípios para uma transição justa
Permitir que as empresas mantenham a paz, prosperidade e oportunidades para todos está no ADN da nossa instituição. É, por isso, importante para a ICC trabalhar para alcançar uma Agenda 2030 sustentável. Veja neste documento o que a ICC entende por "transição justa" e quais são os três princípios da ICC para alcançar este objetivo. 

4. Artigo 6 - Para Empresas
Há cerca de um ano atrás, nas negociações sobre alterações climáticas na COP24, os países participantes chegaram a acordo sobre a implementação do Acordo de Paris, amplamente conhecido como o Livro de Regras de Paris. Contudo, não foi possível chegar a acordo sobre a implementação do Artigo 6. Esta leitura informativa ajuda as empresas a compreender o que é o “Artigo 6” e o motivo pelo qual a ICC insiste para que as Partes cheguem a acordo sobre a implementação eficaz e transparente do mesmo na COP25 em Madrid.

5. A Perspetiva das empresas sobre o Artigo 6
Qual o motivo pelo qual a rede global da ICC, com mais de 45 milhões de empresas em mais de 100 países, deseja que as Partes cheguem a uma conclusão sobre a implementação eficaz e transparente do Artigo 6 na COP25? Os decisores políticos podem descobrir neste documento seis comentários e recomendações da ICC sobre esta matéria.

6. Declaração da ICC sobre as empresas globais no próximo século
Inspirada na sua missão fundadora, a ICC comemorou o seu aniversário de 100 anos comprometendo-se a utilizar todos os seus recursos para enfrentar os desafios globais do século XXI. A declaração, emitida após a conclusão da nossa cúpula centenária em maio deste ano, contempla o reconhecimento das alterações climáticas como uma emergência crescente. Saiba mais sobre este assunto aqui.

7. Alterações climáticas e acordos comerciais: Amigos ou inimigos?
As políticas de comércio e alterações climáticas devem alinhar-se para catalisar os progressos do Acordo de Paris e promover o comércio internacional, através da paz, prosperidade e oportunidades para todos. A ICC, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria do Qatar desenvolveu uma iniciativa designada Mudança climática e acordos comerciais: amigos ou inimigos?  Este documento analisa até que ponto a Organização Mundial do Comércio e os quatro acordos atuais de livre comércio apoiam ou dificultam a concretização das metas de alterações climáticas. 

Saiba mais sobre o envolvimento da ICC na COP25 aqui.

Os nossos Membros