A Organização Mundial de Empresas

A ICC emite plano com 10 pontos para acelerar a resposta ao COVID-19

images/7.jpg

A ICC emitiu um plano com 10 pontos para os ministros do Comércio do G20 acelerarem a resposta ao COVID-19.

Numa carta aberta, John WH Denton AO, Secretário Geral da Câmara de Comércio Internacional (ICC), instou aos ministros do Comércio do G20 para utilizar plenamente as ferramentas de política comercial para combater a pandemia do COVID-19 e limitar os seus efeitos na economia.

Na carta aberta, John Denton escreveu:

“Embora entendamos por que muitos países limitaram as suas exportações de suprimentos médicos, essa não é uma resposta eficaz ao problema fundamental - um déficit de oferta, que só pode ser resolvido com o aumento da produção. As restrições à exportação fazem exatamente o oposto - elas removem incentivos para as empresas produzirem equipamentos médicos em massa, destruindo a possibilidade de vender no exterior.
"Temos vindo a assistir o colapso sem precedentes das cadeias de valor em muitos setores - com grandes impactos a nível de emprego e fornecimento de bens."

John Denton também enfatizou que a pandemia não deve inibir a reforma a longo prazo do sistema comercial:

“A crise económica causada pela pandemia exigirá uma reconstrução significativa. Neste momento de incerteza, a liderança requer não apenas responder à atual crise, mas fornecer uma visão clara do futuro.”

A carta também contém recomendações específicas - baseadas na experiência da rede global de empresas da ICC - para implantar ferramentas de política comercial com vista a acelerar o fluxo e reduzir o custo dos suprimentos médicos essenciais, além de medidas para apoiar as pequenas empresas.

Leia aqui a carta completa.

Os nossos Membros