A Organização Mundial de Empresas

A ICC juntou-se aos líderes das organizações globais de comércio na cimeira sobre o impacto do COVID-19 em África

images/ICC_joins_global_trade_organisation_heads_for_summit_on_impact_of_COVID-19_on_Africa.jpg

O Secretário-geral da ICC, John WH Denton AO, participou em uma cimeira histórica para discutir o impacto do COVID-19 na African Continental Free Trade Area (AfCFTA).

Convocada pela Africa investor (Ai), a cimeira reuniu os líderes das organizações globais de comércio e reconheceu a importância de parcerias pioneiras e da colaboração entre o setor privado e as organizações internacionais para restabelecer a confiança e os fluxos comerciais na luta contra o COVID-19 e fortalecer a resiliência comercial em antecipação a futuras pandemias. A importância de acelerar a implementação das inovações africanas de comércio eletrónico, alfândega sem papel e RegTech também foram destaque na Agenda.

"Estamos muito satisfeitos em estabelecer parcerias com os investidores em África", referiu Denton. "A ICC continua comprometida em abordar questões que afetam o setor privado em África através de uma colaboração pioneira e da nossa crescente presença e alcance no continente."

A Cimeira foi presidida por Hubert Danso, CEO e Presidente do Africa investor (Ai), Presidente da African Union Continental Business Network (CBN). Os participantes incluíram Wamkele Mene, Secretário Geral, da African Continental Free Trade Area (AfCFTA), Kunio Mikuriya, Secretário Geral, World Customs Organization (WCO), Yonov Frederick Agah, Diretor Geral Adjunto, Organização Mundial do Comércio (OMC), Vinco David, Secretário Geral da Berne Union e Hennie Heymans, CEO da DHL Express África Subsaariana.

A Cimeira, realizada no dia 30 de abril, destacou a necessidade urgente de uma regulamentação harmonizada para ajudar o setor privado africano - em particular as PME - a digitalizar os seus negócios, para poder negociar e competir na "Economia sem Contato, Pós COVID-19", onde o "Distanciamento comercial e aduaneiro" será o novo normal.

A iniciativa AfricaPLC Industrial eTrade Platform dos setores privados africanos foi bem recebida como um facilitador crítico para o comércio eletrónico e para as finanças em África. A iniciativa é apoiada pela ICC, Ai, DHL, Chartered Institute of Purchasing and Supply (CIPS), Standard Bank, African Union Development Agency (AUDA), Continental Business Network (CBN), ABSA e Trade Development Bank.

A Cimeira virtual demonstrou o compromisso dos líderes em colaborar para uma série de iniciativas comerciais de combate ao COVID-19 e criar resiliência comercial em África, em apoio à implementação da African Continental Free Trade Area (ACFTA).

 

Consulte aqui a notícia completa. 

Os nossos Membros