A Organização Mundial de Empresas

A ICC lança versão 1.0 do Guia Digital e Plataforma TradeFlow

images/ICC_ROAD_MAP.jpg

A ICC lançou a versão 1.0 do seu guia para o comércio digital em serviços financeiros, no âmbito da reunião anual da Comissão Bancária da ICC, que decorreu na cidade de Pequim, de 8 a 11 de abril de 2019, com vista a definir tendências industriais de longo prazo, debater oportunidades e obstáculos, para além de salientar o papel da indústria, da ICC e do governo nestas matérias. O trabalho de implementação, que ainda está em curso, é realizado pelos Comités Nacionais da ICC em conjunto com os países-chave e os corredores de comércio global, com vista a adotar e promover as recomendações descritas no guia. Este documento, que representa uma ferramenta de comunicação, irá facilitar o engajamento entre a indústria e os decisores políticos na criação de regras e padrões para o financiamento do comércio digital. Este guia foi internacionalmente desenvolvido com um número de série para que possa ser atualizado regularmente.


A versão 1.0 do guia digital já está disponível e poderá ser consultada aqui.


Igualmente a nível do comércio digital, a ICC tem trabalhado em parceria com o provedor de blockchain, Perlin, para criar uma plataforma piloto (ICC TradeFlow), destinada a simplificar o processo de documentação comercial para todos. Este projeto permitirá que as empresas possam visualizar os fluxos comerciais, emitir instruções aos seus parceiros comerciais e analisar as interações comerciais em tempo real. Através desta plataforma, as empresas poderão fazer o upload e verificar/modificar os seus documentos comerciais.

No lançamento desta plataforma digital, o Secretário Geral da ICC John W.H. Denton AO referiu “O ICC TradeFlow tem o poder de simplificar e transformar o comércio global, reduzindo as barreiras paras as pequenas e médias empresas e unificando o processo de documentação comercial para as empresas em toda a parte (…) continuaremos a colaborar com empresas e governos para maximizar os benefícios da economia digital e garantir o livre fluxo do comércio para todos.” Esta plataforma digital é o projeto mais recente desenvolvido pelo Center for Future Trade, um centro de inovação sediado em Singapura. Em outubro, a ICC juntamente com a Perlin e a Singapore Shipping Association lançaram o Registo Eletrónico de Navios (IERS), um sistema blockchain de registo digital de navios, que visa padronizar o processo de registo para reduzir os custos e as fraudes sofridas pelas empresas. Assim, a ICC continuará a trabalhar para modernizar o comércio global e reduzir as barreiras para as PME.

Saiba mais sobre este projeto inovador aqui.

 

Os nossos Membros