A Organização Mundial de Empresas

A ICC nomeou Melanie van Leeuwen como Presidente da Comissão de Arbitragem e ADR para mandato de 3 anos

images/melanie-van-leeuwen-200x300.jpg

A Comissão de Arbitragem e ADR é o grupo de reflexão exclusivo dos Serviços de Resolução de Lítigios da ICC, reunindo expertise em arbitragem e ADR para aumentar o conhecimento sobre as questões fundamentais e também para manter o publico informado sobre o desenvolvimento das atividades da ICC em matéria de resolução de litígios. O grupo diversificado é diverso, composto por cerca de 1.000 membros de mais de 90 países, e garante a posição de liderança da ICC em matérias de serviços de resolução de lítigios, alinhada com os seus objetivos estratégicos.


Melanie Van Leeuwe é Sócia da Derains & Gharavi International, Membro da Comissão desde 2008, tendo servido como vice-presidente desde 2018. Van Leeuwen sucede agora a Carita Wallgren-Lindholm, presidente da Comissão desde 2018.


A Presidente da Corte Internacional de Arbitragem da ICC, Claudia Salomon felicitou Melanie Van Leeuwen no seu discurso: “Melanie tem uma brilhante reputação enquanto advogada e árbitra, mas é também reconhecida como uma líder e comunicadora exemplar, com um compromisso comprovado e de longa duração para com o trabalho da Comissão. É sem dúvida, a pessoa certa para levar a Comissão adiante. ”


O Secretário-Geral da Corte da ICC e Diretor dos Serviços de Resolução de Litígios da ICC, Alexander G. Fessas, também declarou: “O papel da Comissão na construção de infraestruturas de resolução de litígios e no avanço da nossa compreensão comum sobre arbitragem e ADR é essencial. Assim, felicito Melanie pela sua nomeação e desejo muito sucesso na sua nova função. Os Serviços de Resolução de Litígios da ICC esperam trabalhar em estreita colaboração com ela e com o Comité Diretivo da Comissão. ”


De nacionalidade holandesa, Melanie Van Leeuwen, árbitra internacional desde 1996, lidou com mais de 100 arbitragens enquanto advogada e árbitra em disputas decorrentes de contratos comerciais internacionais, investimentos internacionais, joint ventures, fusões e aquisições, projetos de construção e proteção do investimento ao abrigo do direito internacional.


A experiência de Van Leeuwen estende-se pelos setores de energia, minério, media, tecnologia da informação e comunicação, construção e engenharia, imobiliário, aviação e projetos de infraestrutura e defesa. Acrescido que, representa regularmente clientes em processos de anulação, execução e consolidação perante os tribunais estaduais da Holanda.


Melanie Van Leeuwen após a sua nomeação, proferiu as seguintes palavras: “O papel constitucional da Comissão dentro da ICC é atuar enquanto incubadora de ideias, mantendo a Arbitragem da ICC e os seus outros serviços de resolução de litígios vitais para a comunidade crescente. O Comité Diretivo concentrar-se-á em melhorar o envolvimento com os membros da Comissão, revendo as metodologias de trabalho e aproveitando os recentes avanços tecnológicos. O nome disto é evolução, não revolução, e eu apresento-me plenamente satisfeita em liderar essa tarefa.”

Os nossos Membros