A Organização Mundial de Empresas

A ICC mobiliza negócios no IGF 2019 para fazer com que a tecnologia funcione para todos

images/icc-igf-2019-2.png

A Câmara de Comércio Internacional (ICC) convocou uma delegação comercial global para participar do 14º Fórum Anual de Governança da Internet (IGF) em Berlim, com vista a debater questões urgentes de política digital e o futuro da governança da Internet.

Lançado em 2006 pelo Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, o IGF é o principal fórum para o debate de políticas com múltipos stakeholders sobre questões jurídicas, políticas, sociais e técnicas importantes relacionadas à Internet. Desde o primeiro fórum realizado em Atenas, a ICC esteve ativamente envolvida no IGF para facilitar a participação dos negócios e defender uma abordagem aberta, inclusiva e cooperativa da governança da Internet.

Sob o lema “Um mundo. Uma rede. Uma visão”, O IGF deste ano reunirá líderes de empresas, governantes, sociedade civil e comunidade técnica para discutir, debater e trocar ideias sobre questões políticas prioritárias relacionadas à Internet. O fórum contará com a participação de altos membros, incluindo o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e a Chanceler alemã Angela Merkel, que irão receber e apresentar a sessão de abertura do fórum deste ano.

Os organizadores do IGF identificaram três tópicos prioritários para debater durante o fórum: Gestão de dados, Inclusão Digital, Segurança, estabilidade e resiliência.

Veja como a ICC contribuirá para esta questão:

Gestão de dados

Em um mundo cada vez mais interconectado, a capacidade de transferir, coletar e processar informações digitais tornou-se um componente essencial para possibilitar o crescimento económico, facilitar o acesso à educação, saúde e outros serviços sociais, ou simplesmente capacitar as pessoas em todo o mundo a acessar informações e estarem conectadas entre si. Ao mesmo tempo, as interrupções provocadas pelos avanços tecnológicos levantam desafios relativamente a questões trabalhistas e de privacidade.

Como organização mundial de negócios, a ICC está comprometida em fazer com que a tecnologia funcione para todos. A ICC acredita no forte potencial dos fluxos de dados transfronteiriços para permitir o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável para empresas e sociedade. Para aproveitar esse potencial de maneira responsável, a ICC defende estruturas de políticas que forneçam proteção de dados apropriadas e garantam a privacidade dos cidadãos sem prejudicar a inovação.

A delegação da ICC trabalhará em parceria com os participantes do IGF deste ano para informar e criar políticas que garantam o livre fluxo de dados além-fronteiras, salvaguardem a liberdade de expressão e proporcionem uma proteção segura aos dados.

Inclusão Digital

Apesar do progresso significativo, o acesso à Internet e às tecnologias digitais continua a ser um desafio para muitas comunidades em todo o mundo.

A missão da ICC é fazer com que os negócios funcionem para todos, diariamente, em qualquer lugar. Não podemos cumprir essa missão se as pessoas não estiverem conectadas, incapazes de alcançar serviços fundamentais ou se não possuírem as habilidades necessárias para participar da era digital. O aumento da conectividade expandirá as oportunidades para impulsionar o desenvolvimento social e económico nas diversas comunidades e regiões.

A ICC e seus membros reconhecem o papel fundamental dos negócios para ajudar a alcançar esse objetivo, somente os governos não podem atender às necessidades de investimento e às soluções necessárias a serem implementadas. Colmatar a lacuna de conectividade depende dos nossos esforços coletivos para criar ambientes de políticas que facilitem a inovação e o investimento em tecnologias digitais.

No IGF 2019, a ICC irá promover um ambiente jurídico e regulatório estável, capaz de acolher novos participantes e reconhecer o desenvolvimento contínuo, que valorize novas formas de competição e promova a transformação por meio da educação e da qualificação.

Segurança, Estabilidade e Resiliência

A cooperação internacional, os mecanismos transfronteiriços eficazes e a cooperação público-privada são essenciais para fortalecer a segurança da Internet e responder a ameaças de segurança cibernética.

A ICC está comprometida com o estabelecimento de redes seguras e protegidas para que todos possam aumentar a confiança no uso da Internet. A nossa delegação no IGF promoverá o intercâmbio com governos, sociedade civil e comunidades técnicas para informar a legislação e os mecanismos de aplicação que proíbem, detetam e previnem crimes cibernéticos.

As empresas desenvolvem e implantam constantemente medidas projetadas para proteger redes, proteger usuários e proteger o conteúdo contra ataques. Por sua vez, a ICC trabalha com os governos para garantir que as leis necessárias estejam em vigor e para tornar esses ataques ilegais, impedir o crime e garantir o cumprimento das leis.

Mobilização de negócios no IGF deste ano

A iniciativa de ação empresarial da ICC para apoiar a sociedade da informação (BASIS) trabalha para mobilizar a participação comercial no IGF, organizando briefings diários de negócios e garantindo a representação do setor privado em várias sessões e workshops.

Saiba mais sobre esta notícia aqui. 

Os nossos Membros