A Organização Mundial de Empresas

A ICC toma medidas para reforçar a pressão do G20 para combater a corrupção

images/noticias/G20_Turquia_400_170.jpg

Três meses após a Turquia ter assumido a Presidência do G20, a Câmara de Comércio Internacional (ICC) lançou a tradução Turca das Regras de Combate à Corrupção, dando resposta aos pedidos do G20 para reforçar os esforços empresariais no combate à corrupção.

O combate à corrupção é central na agenda da Presidência da Turquia no G20, no que concerne à inclusão, implementação e investimento. A nossa visão é que todas as empresas – das mais pequenas às maiores- têm um papel importante no combate de um problema que atualmente custa mais de 2 triliões de dólares anuais à economia global. As Regras da ICC são uma ferramenta essencial para promover as práticas empresariais pelo mundo fora”, disse o Secretário-geral da ICC, John Danilovich.

Conferência G20 de alto nível

O Vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção, Iohann LeFrapper, falou na 5ª Conferência Anual de Anticorrupção de alto nível para os Governos e Empresas do G20, chamando a atenção para o trabalho realizado através das Regras de Combate à Corrupção da ICC e o seu papel na oferta de práticas uniformes globais no combate à corrupção no setor privado.

A ICC lançou o seu marco pioneiro na autorregulação do combate à corrupção quando publicou as Regras de Anticorrupção da ICC em 1977”, disse o Sr. LeFrapper, “A tradução das regras em Turco demonstram que na ICC estamos afirmar o objetivo das empresas perante o nosso acordo com os líderes do G20 em entregar bens tangíveis que ajudam as empresas a conduzir transações íntegras”.

A necessidade de padrões globais

A ICC tem promovido as políticas de anticorrupção e tem assumido posições de liderança chave no processo do B20 nos últimos anos. No seu papel de líder de uma corrente de trabalho do G20 em programas empresariais que criam a capacidade de anticorrupção nas cadeias de valor globais, a Gestora de Políticas Sénior, Viviane Schiavi, também esteve em Istambul para participar numa sessão de trabalho de anticorrupção do G20-B20 que decorreu no dia 5 de Março.

Ferramentas e Regras da ICC

Elaboradas pela Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC e traduzidas para Turco pela ICC Turquia, as Regras de Combate à Corrupção da ICC são apenas uma das várias ferramentas que a ICC produziu para auxiliar as empresas e governos no combate à corrupção.

Como líder global na definição de regras comerciais e padrões para apoiar o comércio internacional, a ICC encoraja os líderes do G20 a reconhecer e apoiar o objetivo da ICC na elaboração de ferramentas concretas para o combate à corrupção pelas empresas”, disse a Srª Schiavi, que também representa o Grupo de Trabalho para a Anticorrupção do G20 da Task Force do B20.

As ferramentas de anticorrupção da ICC incluem ainda o ICC Ethics and Compliance Training Handbook, o ICC guidelines on Gifts and Hospitality, RESIST -ICC´s Practical Resource for Resisting Extortion and Solicitation in International Transactions, o ICC Guide to Responsible Sourcing, ICC Whistleblowing Guidelines, ICC Guidelines on Agents, Intermediaries and Third Parties.

Os nossos Membros