John Danilovich, Secretário-Geral da Câmara de Comércio Internacional (ICC) anuncia que Andrea Carlevaris e José Ricardo Feris vão renunciar às suas funções de Secretário-Geral e Secretário-Geral Adjunto da Corte Internacional de Arbitragem ICC, respetivamente, regressando à prática privada a partir de 31 de maio de 2017.
Como Secretário-Geral da Corte, o Andrea teve um papel chave em várias iniciativas estratégicas – incluindo o estabelecimento de uma equipa responsável pelas arbitragens ICC na cidade de Nova Iorque e um representante em Shangai. Supervisionou a implementação das Regras de Arbitragem ICC de 2012 pouco depois da sua entrada em vigor. Teve também um papel importante na revisão das regras que entrarão em vigor a 1 de março de 2017 – que incluem disposições para procedimentos rápidos – e na introdução de novas práticas destinadas a aumentar a eficiência, transparência e ética na arbitragem da ICC.
Além disso, como diretor dos Serviços de Resolução de Litígios da ICC, Andrea supervisionou o desenvolvimento do Centro Internacional de ADR da ICC. O Andrea é um advogado inscrito na Ordem de Advogados de Roma e professor em direito internacional.
José Ricardo trabalhou com o Andrea na implementação dos projetos acima referidos e supervisionou e coordenou diretamente o trabalho do 9º caso de gestão de equipas do Secretariado, incluindo o serviço central da Corte da ICC: o escrutínio das sentenças arbitrais. No seu 12º ano de carreira na ICC, o José tem desempenhado funções de Deputy Counsel, Counsel, Managing Counsel e Secretário-Geral substituto. É também Copresidente Global do ICC Young Arbitrators Forum e Secretário do Grupo da América Latina da ICC.
Andrea, que entre 1999 e 2003 foi Conselheiro do Secretariado e entre 2009 e 2012 foi Membro da Corte, disse:
“Liderar o Secretariado de uma instituição com a qual me sinto profundamente ligado foi uma honra e um grande prazer. Gostei muito de trabalhar com os colaboradores do Secretariado e os vários utilizadores da resolução de litígios em todo o mundo.”
José Ricardo disse: “Foi uma grande honra servir uma instituição líder mundial na resolução de litígios e contribuir para a sua modernização e globalização. Trabalhar e aprender com uma equipa talentosa e diversificada no Secretariado, bem como com os membros da Corte e utilizadores de todo o mundo, foi um grande privilégio.”
O Presidente da Corte, Alexis Mourre elogiou “o trabalho incansável do Andrea e do José Ricardo para o Secretariado e para a Corte” e disse:
“Gostaria de expressar a minha profunda gratidão a cada um deles, pelo seu trabalho nos respetivos mandatos. A Corte não seria o que é hoje sem os seus esforços e dedicação. Trabalhar com Andrea e José foi uma honra e um privilégio e desejo-lhes todo o sucesso para os seus projetos futuros.”
José Robin de Andrade, na qualidade de Presidente da Comissão de Arbitragem da ICC Portugal, agradece o apoio que Andrea Carlevaris e Ricardo Feris sempre prestaram às iniciativas da Comissão Nacional da ICC, disponibilizando-se para no nosso País intervirem em colóquios e seminários por esta organizados, acolhendo sucessivas visitas de membros da Comissão Portuguesa ao Secretariado e à Corte, e contribuindo por outro lado para uma crescente intervenção de árbitros portugueses em arbitragens internacionais.
Também John Danilovich agradece todo o trabalho prestado por Andrea e José à ICC, desejando o melhor para as suas carreiras futuras.
Consulte o Press-Release.