A Organização Mundial de Empresas

CEO da Mastercard, Ajay Banga, eleito novo presidente da ICC

images/icc-chair-ajay-banga-2020.jpg

Ajay Banga, que ocupou o cargo de primeiro vice-presidente da ICC desde junho de 2018, torna-se presidente da ICC, sucedendo a Paul Polman, que se tornou presidente honorário da ICC, tendo ocupado o cargo de presidente nos últimos dois anos.

A eleição de Ajay Banga durante o Conselho Mundial da ICC, realizada anualmente, também anunciou Maria Fernanda Garza, CEO da Orestia e atual membro do Conselho, como a Primeira Vice-Presidente da ICC - tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo.

Para além disso, sete membros foram eleitos para o Conselho Executivo da ICC, fortalecendo a liderança na ICC com maior diversidade geográfica, étnica e de género.

Antes de ingressar na Mastercard, Ajay Banga exercia funções como CEO do Citigroup Asia Pacific. Ele atuou como membro da Comissão do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre a melhoria da segurança cibernética nacional e como antigo membro do Comité Consultivo de Obama para Política Comercial e Negociações. Ajay Banga também é membro do conselho de superintendentes da Weill Cornell Medical College e diretor da Dow Inc., além de membro de seus comités de remuneração e governança.

Em referência a este acontecimento Ajay Banga referiu:

“Estou muito satisfeito em assumir o cargo de presidente da ICC, substituindo o meu amigo Paul Polman. Neste momento desafiador, pretendo aproveitar o trabalho em curso na ICC e garantir que a organização, em nome das empresas em todo o mundo, continue a liderar na promoção de maior prosperidade e oportunidade para todos, o que inclui ser uma voz crucial na construção de uma economia global sustentável e inclusiva”.

Maria Fernanda Garza Primeira Vice-Presidente da ICC, atua como membro do Conselho Executivo da ICC desde 2014 e é a coordenadora regional da ICC para as Américas e membro do corpo governante da Corte Internacional de Arbitragem da ICC. Forte defensora dos padrões de ética nas empresas e de governança corporativa, Garza foi Presidente da ICC México até junho de 2020 e é ex-membro do Comité Consultivo de Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e ex-membro do Comité Consultivo Nacional da ACLAN. Garza foi vice-presidente da Confederação de Empregadores da República Mexicana (Coparmex) e também foi membro do Comité de Compliance da Infonavit. Ela é membro do Conselho da AliaRSE da Aliança de Responsabilidade Corporativa e foi membro da Rede de Responsabilidade Corporativa do Comitê Consultivo de Negócios e Indústria da OCDE.

Paul Polman, Presidente Honorário da ICC, ex-CEO da empresa de bens de consumo Unilever e CEO e presidente da IMAGINE, é um dos principais advogados do papel das empresas na condução do progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Entre as principais atividades realizadas durante seu mandato como Presidente da ICC, Polman liderou uma delegação da CCI na Assembleia Geral das Nações Unidas em 2019 e na Cúpula de Ação Climática, ressaltando o imperativo de que o desenvolvimento sustentável exija maior ambição pelos líderes mundiais e um alinhamento das estruturas políticas para soluções que permitam que as empresas coloquem os ODSs no centro das suas operações. No início deste ano, ele liderou uma mesa redonda da ICC com Roberto Azevedo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), às margens do Fórum Económico Mundial, em Davos, para discutir o nexo entre políticas comerciais e climáticas. No início da pandemia de COVID-19, Polman liderou o pedido da ICC para que os líderes do G20 concordassem em medidas coordenadas para: garantir o acesso a suprimentos médicos essenciais; dimensionar o financiamento da saúde pública para combater a COVID-19; e restaurar a confiança e a estabilidade na economia global.

John Denton referiu: 

“A ICC agradece a Paul Polman pelo seu profundo compromisso com a nossa instituição global. Sob sua liderança, fizemos grandes avanços no sentido de garantir o compromisso comercial de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis a longo prazo, bem como os objetivos de sustentabilidade da ICC, alinhados aos objetivos globais.”

Composição da Presidência e da Direção

A reunião de 2020 do Conselho Mundial da ICC também confirmou novos membros do Conselho Executivo, tornando a composição da liderança da ICC a mais diversificada até o momento em termos de género e equilíbrio regional.

Saiba mais sobre a equipa de liderança da ICC aqui.

Consulte aqui a notícia completa. 

Os nossos Membros