A Organização Mundial de Empresas

Começaram os primeiros debates digitais sobre a reforma do comércio mundial na plataforma Global Dialogue on Trade

images/gdot-website-hero.png

Tiveram início no final de Novembro os primeiros debates digitais sobre o futuro do sistema de comércio multilateral, permitindo assim às empresas, a instituições multilaterais, think tanks e académicos contribuir para os diálogos sobre a reforma do comércio mundial.


Mais de 75 temas foram sugeridos na plataforma Global Dialogue on Trade nos últimos meses, tendo o debate começado oficialmente a 22 de Novembro – uma iniciativa única no mundo em termos de digitalização dos diálogos das entidades envolvidas no comércio global.

Os temas submetidos foram agregados em três questões iniciais que formam a estrutura do Global Dialogue:
1) Como lidar com as práticas desvirtuosas no comércio?
2) Como lidar com a importância crescente do e-commerce no comércio global?
3) Multilateralismo flexível: que papel para os plurilaterais e outras ferramentas de negócio?

Roberto Azevedo, Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio, e John Denton, Secretário-Geral da ICC, lançaram o Global Dialogue on Trade na reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional em Bali, Indonésia, a 10 de Outubro. Desde que a iniciativa foi anunciada, tem-se verificado bastante entusiasmo à volta do futuro das regras do sistema. Os líderes governamentais têm-se reunido regularmente nos últimos meses para organizar um Roadmap para a reforma do comércio mundial, e vários membros da OMC já apresentaram propostas visando esta mudança.

Em reconhecimento do papel fundamental que um comércio regulamentado tem tido no aumento dos benefícios para a economia global nas últimas décadas, o Global Dialogue on Trade foi desenhado para abrir essas discussões a um leque maior de stakeholders, particularmente empresas – os utilizadores do sistema de comércio multilateral.

Após o período de debate na plataforma, as recomendações para a reforma serão canalizadas para os procedimentos intergovernamentais em andamento e tornados públicos na plataforma.

Siga o Twitter do @DialogueOnTrade.

 

Consulte aqui a notícia original.

Descarregue aqui o press release.

Os nossos Membros