A Organização Mundial de Empresas

Como o ICC AOKpass pode reabrir as viagens e o comércio transfronteiriço na era da COVID-19?

images/ICC_AOKpass.jpg

O ICC AOKpass, uma ferramenta de mitigação de riscos desenvolvida pela Câmara de Comércio Internacional (ICC), é uma solução escalável que permite aos governos e às autoridades fronteiriças reabrir as viagens transfronteiriças de forma segura e eficiente.

O ICC AOKpass permite aos utilizadores apresentar digitalmente cópias autenticadas, seguras e portáteis dos registos médicos às autoridades governamentais, agências fronteiriças e empregadores, sem comprometer os seus dados pessoais.

Apoiado pela SOS Internacional e pelo Grupo SGS, a aplicação digital ICC AOKpass utiliza tecnologia de blockchain segura para validar e verificar a autenticidade dos passes digitais sem exigir aos utilizadores a divulgação de informação médica pessoal. Após uma ronda experimental do ICC AOKpass de forma bem sucedida, a ICC está a trabalhar com governos nacionais, organizações multilaterais e empresas, para estabelecer um protocolo padronizado para viagens transfronteiriças na era COVID-19.

Veja abaixo seis formas de o ICC AOKpass permitir a reabertura segura de viagens e do comércio transfronteiriço:

1. Estabelecer normas

Em conformidade com a missão fundadora da ICC de promover paz e prosperidade mais generalizadas, nomeadamente através do desenvolvimento de regras e normas para facilitar o comércio global, o ICC AOKpass proporcionará aos governos e empresas clareza sobre os requisitos para as viagens transfronteiriças. Desde o surto da COVID-19, os governos nacionais construíram uma grande variedade de barreiras tarifárias, restrições de viagem e encerramentos de fronteiras, para conter a propagação do vírus. Como resultado, as cadeias de abastecimento mundiais sofreram graves perturbações, causando sofrimento às empresas, especialmente às pequenas e médias empresas (PME).

À medida que os governos procuram reabrir em segurança as suas economias, normas globais concretas serão essenciais para mitigar mais perturbações nas cadeias globais de abastecimento. Ao implementar o ICC AOKpass, os governos podem estabelecer um protocolo normalizado para todos os viajantes transfronteiriços, incluindo os que viajam para locais de trabalho ou para realizarem negócios. Na ausência de normas, os governos arriscam-se a criar um sistema de políticas díspares e concorrentes que apenas prolongará as consequências económicas e humanas associadas à pandemia.

2. Certificação da vacina

Dada a recente evolução das vacinas, a necessidade de uma abordagem padronizada para reabrir as viagens e o comércio será particularmente importante nos próximos meses. Com as empresas farmacêuticas a divulgarem resultados iniciais de vacinas impressionantes, os governos terão de estar preparados para um afluxo de viajantes transfronteiriços em breve.

Uma das vantagens do ICC AOKpass é que os governos podem adaptar-se aos avanços da medicina, tais como a produção e disponibilidade de vacinas comprovadas. Enquanto agora o ICC AOKpass exige que os viajantes que entram no país apresentem um resultado negativo ao teste da COVID-19, os governos podem substituir os testes de rastreio por vacinas no futuro.

3. Acelerar os controlos fronteiriços

Ao utilizar tecnologia de blockchain segura, o ICC AOKpass também irá acelerar os controlos transfronteiriços. Hoje em dia, os viajantes transfronteiriços são obrigados a preencher documentos separados em papel à chegada e à partida dos portos de viagem. Devido à natureza manual destas trocas, os viajantes e agentes fronteiriços são susceptíveis de contrair e transmitir o vírus. À medida em que mais e mais países reabrem para o comércio e as viagens, estes intercâmbios baseados em papel, que consomem tempo, conduzirão provavelmente a filas de espera e atrasos dispendiosos nas fronteiras.

Ao contrário das trocas baseadas em papel, o ICC AOKpass não implica qualquer tipo de contacto e leva apenas alguns segundos a verificar. Para cada utilizador, o ICC AOKpass gera um código QR digitalizável único que pode ser apresentado às autoridades fronteiriças para validação através da aplicação móvel ICC AOKpass. Ao digitalizar um passe digital, os agentes fronteiriços recebem uma notificação detalhando se é permitida a entrada ao viajante com base nos requisitos médicos do seu governo. Uma vez que o passe ICCAOK não implica qualquer tipo de contacto, há um risco limitado de transmissão do vírus.

4. Reabrir os setores que sofrem

A COVID-19 causou perturbações generalizadas nas cadeias globais de abastecimento e empresas de todas as dimensões, especialmente as pequenas e médias empresas (PMEs). O sector das viagens e turismo tem sido particularmente afectado pela actual pandemia devido ao declínio da confiança dos viajantes e à redução da procura dos consumidores.

Utilizando o ICC AOKpass, os governos nacionais podem reabrir com mais segurança corredores de viagem e rotas de aviação que servem destinos turísticos. Ao mesmo tempo, as empresas de viagens e turismo podem incorporar o ICC AOKpass nas suas operações comerciais para aumentar a segurança dos consumidores e empregados. Quer sejam empregados a chegar ao trabalho, ou clientes a entrar em lojas, o ICC AOKpass proporciona às empresas uma solução de rastreio COVID-19 oportuna e eficiente.

5. Reestabelecer rotas comerciais globais

O ICC AOKpass também facilitará a reabertura de rotas comerciais globais críticas. Devido a restrições de viagem e medidas de controlo, as rotas críticas do comércio global permanecem gravemente perturbadas e, em alguns casos, completamente bloqueadas. Quando as rotas de comércio transfronteiriço estão abertas, sofrem normalmente de frequentes estrangulamentos e verificações de documentação.

Com o ICC AOKpass, os governos podem reduzir estes procedimentos morosos e melhorar a facilitação do comércio regional e internacional. Desde condutores de camiões que entregam mercadorias a um país vizinho, a expedidores de carga que transportam produtos em todo o mundo, o ICC AOKpass proporciona às empresas e aos governos uma solução de rastreio rápida na era da COVID-19.

6. Restabelecer a confiança dos consumidores

É importante que o ICC AOKpass restabeleça a confiança dos consumidores nas indústrias e sectores assolados pela pandemia. Ao utilizar o ICC AOKpass, os consumidores sentir-se-ão seguros e confortáveis ao entrar novamente num voo, no local de trabalho e na universidade. Quando associado a outras medidas de saúde, tais como o uso de máscaras, o ICC AOKpass pode reduzir grandemente a propagação da COVID-19.

O ICC AOKpass também incentiva o aumento dos testes, o que ajudará os governos a identificarem indivíduos assintomáticos que de outra forma não completariam um teste COVID-19 e passariam sem serem detetados. Para este fim, a ICC está a trabalhar para fazer do #ATicketATest uma prioridade para os governos em toda a parte.

Ao contrário de outras soluções digitais, o ICC AOKpass respeita a privacidade médica do consumidor e a confidencialidade do utilizador. Como resultado da tecnologia de cadeia de bloqueio segura da aplicação, a fraude é impossível. Ao gerar um código QR único, a aplicação não revela ou revela o historial médico do utilizador às autoridades fronteiriças, administrações governamentais, ou outros terceiros.

Consulte aqui a notícia completa. 

Os nossos Membros