A Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (ICC) tem revelado um crescimento acentuado do número de mulheres que são nomeadas árbitros em procedimentos ICC.
Apresentando estas estatísticas pelo 2º ano consecutivo, os casos da Corte da ICC têm tido mais mulheres: acima dos 4,4% de 2015, as estatísticas de 2016 revelaram um total de 14,8% de mulheres nomeadas pelas partes, pelos co árbitros ou diretamente pela Corte. Estes números são mais do que o dobro existente em 2011.
“Apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer, estes últimos dados são um excelente sinal de progresso”, disse Alexis Mourre, Presidente da Corte da ICC.
“Esperamos continuar a vivenciar esta tendência positiva no futuro e continuar a fazer o possível para aumentar a diversidade na arbitragem no mundo inteiro”.
De acordo com dados da ICC, de 1411 árbitros nomeados em 2016, 209 eram mulheres, em comparação com 136 de 1313 árbitros em 2015. Isto mostra que em 2016, a ICC não só aumentou o número total de árbitros nomeados em 98, como houve mais 73 mulheres árbitro. Os números de 2016 revelam ainda que as 209 mulheres nomeadas eram de 47 nacionalidades diferentes.
A ICC nomeia árbitros em menos de ¼ dos casos, mas em 2016 foi responsável por nomear uma percentagem mais elevada de mulheres (46,5%), em comparação com as próprias partes (41,1%) e co árbitros (12,4%). A Corte nomeou ainda 57 mulheres como árbitros segundo a proposta dos comités nacionais e fez 38 nomeações diretas. Em 2016, foram nomeadas mulheres em 1/3 de todos os casos de árbitro de emergência.
A ICC é signatária do Equal Representation in Arbitration Pledge, que luta por uma maior diversidade de género na arbitragem internacional.
A ICC divulgou as estatísticas sobre a diversidade de género nos tribunais da ICC pela primeira vez em 2016 como parte da estratégia da Corte em reforçar a diversidade e transparência da arbitragem internacional.
O relatório completo estará disponível na próxima edição do Boletim. O Boletim é gratuito para membros da ICC e estará disponível para venda na Loja Online.
Consulte o Press-Release.