A Organização Mundial de Empresas

Digitalização do comércio em destaque na reunião anual da Comissão Bancária da ICC em 2020

images/3._baking_comission.jpg

A Reunião Anual da Comissão Bancária da ICC em 2020, que ocorrerá em Dubai entre os dias 20 a 23 de abril, terá em conta o papel das novas tecnologias e da digitalização no setor de Trade Finance.

O Trade Finance é ainda uma área notoriamente trabalhosa e cheia de papel, por vezes envolve até 20 documentos e mais de 100 páginas para uma única transação. Novas tecnologias, tais como o reconhecimento ótico de caracteres, a tecnologia blockchain e a aprendizagem de máquina, têm vindo a simplificar e a redefinir os processos operacionais do comércio.

Hoje, cada vez mais empresas estão a explorar tecnologias emergentes como parte das suas estratégias de negócio a longo prazo. O ICC 2018 Global Survey on Trade Finance, que entrevistou 251 bancos em 91 países, revelou que 46% dos bancos consideram a tecnologia emergente, designadamente livros digitais, como uma área estratégica para o desenvolvimento nos próximos três a cinco anos.

Em reconhecimento a esta tendência neste setor, a Reunião Anual da Comissão Bancária da ICC em 2020 examinará o papel de novas tecnologias, como blockchain e digitalização em Trade Finance através de várias sessões de painéis e apresentações. Como parte da agenda deste ano, os participantes da conferência receberão informações em primeira mão sobre a nova Iniciativa ICC’s new Singapore-based Digital Trade Standards Initiative (DSI) e o Grupo de Trabalho da ICC sobre Digitalização em Trade Finance a nível global.

Embora as iniciativas de comércio digital possam reduzir tempo, custo, erro humano e fraude, os desafios permanecem ou novos desafios podem vir a aparecer. Essas sessões irão abordar os obstáculos duradouros associados à digitalização do financiamento do comércio, incluindo obstáculos legais, bem como a harmonização de standards e a interoperabilidade entre plataformas tecnológicas.

“A digitalização apresenta oportunidades e desafios para o setor de Trade Finance. É essencial que os profissionais estejam reunidos para criar standards comuns que garantam segurança e clareza para todos no futuro.”, referiu David Bischof, líder do projeto, ICC DSI.

Também existe um grande número de participantes no ecossistema comercial que carecem de escala ou sofisticação para adotar essas iniciativas digitais. E o déficit no financiamento ao comércio - embora estável - ainda representa US $1,5 trilhão em potencial não alcançado, afetando principalmente as PME. Esforços devem ser empreendidos para garantir que esses elementos do mercado não sejam deixados para trás na era da revolução digital.

Junte-se a nós no Dubai entre os dias 20 e 23 de abril, onde líderes e especialistas do setor analisarão de perto esses tópicos e muito mais.

Saiba aqui porque deve participar da Reunião Anual da Comissão Bancária da ICC em Dubai.

Para se inscrever ou saber mais sobre este evento, consulte o ICC Knowledge 2 Go.

Consulte a notícia completa aqui

Os nossos Membros