A Organização Mundial de Empresas

Dois novos serviços de comércio digital lançados na área da certificação de origem

images/Noticia.png

 

 Com uma nova ferramenta de certificação online e um website renovado para a verificação de Certificados de Origem (CO), a Câmara de Comércio Internacional (ICC) está a expandir e a modernizar o seu catálogo de serviços de comércio digital oferecidos na área da certificação de origem.

 

 

Uma nova ferramenta online para verificações aduaneiras mais suaves!

A ICC World Chambers Federation orgulha-se de anunciar o lançamento da sua nova ferramenta de certificação online, Genesis. Previsto para durar até ao final do ano, o projeto-piloto envolverá oito câmaras campeãs participantes: Câmara de Comércio dos Países Baixos, Câmara de Comércio Canadiana, Câmara de Comércio de Basileia na Suíça, bem como cinco câmaras no Reino Unido: Câmaras de Comércio Britânicas, Câmara de Comércio e Indústria de Londres, Câmara de Comércio do Vale do Tamisa, Câmara de Comércio e Indústria da Grande Birmingham e Câmara de Comércio do Oeste (Câmara de Comércio de Bristol).

Genesis é uma ferramenta digital iniciada pela ICC para verificar a auto-certificação dos exportadores. Permite aos exportadores candidatarem-se online à respetiva Câmara de Comércio para obterem a certificação da sua declaração de origem nas declarações de factoração, tornando-os mais fidedignos. Ao oferecer um instrumento de verificação fiável aos exportadores, mas também aos importadores e autoridades aduaneiras, Génesis visa reduzir os riscos e custos de fraude, e facilitar controlos aduaneiros mais suaves. Os exportadores nos Países Baixos, Canadá, Suíça e Reino Unido são convidados a contactar as suas câmaras caso pretendam que a sua auto-certificação seja certificada.

Um website renovado para processos de verificação mais transparentes!

Em conformidade com o seu objetivo de expandir o seu catálogo de serviços de comércio digital oferecidos na área das regras de origem, a ICC World Chambers Federation também melhorou o seu sítio web de verificação do Certificado de Origem (CO), o que permite às câmaras de comércio e às autoridades aduaneiras confirmar a autenticidade e validade dos CO emitidos pelas câmaras acreditadas localizadas nos 31 países participantes da Cadeia Internacional de Acreditação de CO.

Ao longo dos anos, o número de utilizadores do website de verificação de CO da ICC cresceu significativamente e a ICC considerou necessário atualizar a sua plataforma para uma interface mais moderna, segura e inovadora. O website recentemente renovado irá agora exibir informações adicionais, tais como uma descrição das mercadorias e dos países de origem e destino, e permitir às autoridades aduaneiras rever o formulário CO completo, sendo redirecionado para o sistema da câmara emissora ou para o seu website nacional de verificação.

A opção de digitalizar o código QR no CO em vez de introduzir manualmente a informação foi também acrescentada ao novo sítio web.

Martin Van der Weide, Presidente do Conselho Internacional de CO da ICC WCF, afirmou: "Os certificados de origem estão cada vez mais desmaterializados. É, portanto, crucial dispor de um instrumento que dê às autoridades aduaneiras a possibilidade de verificar a autenticidade das OSC. Estou extremamente orgulhoso que a recente atualização do nosso site de verificação dê a opção de ver todo o conteúdo do CO emitido por uma câmara de comércio acreditada pela ICC. Este aditamento-chave contribuirá sem dúvida para tornar o website da ICC o instrumento de controlo das alfândegas a nível mundial".

Através destes dois projetos digitais inovadores, a ICC está a expandir o seu catálogo de serviços de comércio digital oferecidos na área das regras de origem, e a fazer avançar a sua campanha global de promoção do comércio internacional, fazendo com que a tecnologia funcione para todos.

Os nossos Membros