A Organização Mundial de Empresas

Empresária mexicana Maria Fernanda Garza eleita como nova presidente da ICC – International Chamber of Commercer

images/Noticia_Mexican_businesswoman_Maria_Fernanda_Garza_elected_as_new_ICC_Chair.png
A Câmara de Comércio Internacional (ICC) tem o prazer de receber Maria Fernanda Garza, sua nova presidente. Depois de atuar como primeira vice-presidente da ICC nos últimos dois anos, a empresária do México sucede a Ajay Banga e torna-se presidente da ICC, tornando-a a primeira mulher a ocupar esse cargo.

Maria Fernanda Garza foi eleita presidente do ICC por um período de dois anos após uma reunião do Conselho Mundial do ICC, realizada no dia 14 de junho deste ano, na Cidade do México. O Conselho Mundial da ICC também elegeu Philippe Varin, presidente da ICC França, como primeiro vice-presidente da ICC, e Nayla Comair Obeid e Harsh Pati Singhania como vice-presidentes da ICC.

Fernanda Garza é CEO da Orestia, uma pequena empresa de fabrico de soluções de melhoramento doméstico com sede no México, com exportações para a região do USMCA, América Latina e Ásia. Defensora vitalícia das pequenas e médias empresas no seu país de origem e em todo o mundo, participou 19 anos na Associação Mexicana de Empregadores (COPARMEX) e foi Vice-Presidente durante 4 anos.

Com a sua nova função, Fernanda Garza continuará a conduzir a missão da ICC em fazer os negócios funcionarem para todos, todos os dias, em todos os lugares.

Comentário de Maria Fernanda Garza sobre a sua eleição:

Dada a magnitude dos riscos negativos enfrentados pela economia global, é absolutamente vital para nós ter uma voz empresarial unida e comprometida com a abertura, a concorrência justa e a viabilização da paz por meio do comércio internacional. Num período caracterizado pela fraca cooperação internacional, acredito que a ICC tem um papel vital a desempenhar no aproveitamento da experiência, inovação e redes do setor privado para garantir uma resposta eficaz aos grandes desafios globais. Simplificando, a nossa missão de possibilitar a paz e a prosperidade por meio do comércio nunca foi tão vital – e, de facto, urgente.

Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a Ajay Banga pela sua liderança excecional durante os últimos 2 anos, um período particularmente desafiador e incerto para empresas em todo o mundo. Ele continuará a integrar o Conselho Executivo da ICC na qualidade de Presidente Honorário. 

O Conselho Mundial da ICC elegeu também seis novos membros do Conselho Executivo da ICC para mandatos de três anos, eforçando a diversidade de género, étnica e geográfica na liderança da ICC: 

  • Holger Bingmann, Sócio-Gerente, Bingmann Pflüger International GmbH (Alemanha) 
  • Rebecca Enonchong, CEO, AppsTech e Presidente da Afrilabs (Camarões) 
  • Marjorie Yang, Presidente, Grupo Esquel (Hong Kong) 
  • Lama Al Sulaiman, accionista e membro da administração da Rolaco Holdings, KSA, e LUX (Arábia Saudita) 
  • Nicolas Uribe, Presidente, Câmara de Bogotá (Colômbia) 
  • Justin D'Agostino, CEO, Herbert Smith Freehills (Hong Kong) 
  • Fredrik Cappelen, Presidente em Dometic e Transcom (Suécia), e Candace Johnson, Vice-Presidente em NorthStar Earth and Space (Luxemburgo/Estados Unidos) estão a iniciar os segundos mandatos como membros do Conselho Executivo do ICC. 

O Conselho Mundial da ICC ratificou ainda a eleição de Nicolas Uribe, Presidente da Câmara de Comércio de Bogotá e Presidente da ICC Colômbia, como Presidente da Federação Mundial de Câmaras da ICC (WCF), e de Marie-Christine Oghly, Vice-Presidente responsável pelos Assuntos Internacionais na Câmara de Comércio e Indústria da Região de Paris, como Vice-Presidente da ICC WCF.

Veja aqui a liderança completa da ICC. 

Os nossos Membros