A Organização Mundial de Empresas

ICC: 6 formas de serviço ao mundo empresarial

images/noticias/ICC.jpg

Estamos a chegar ao fim de um ano preenchido mas muito importante para a ICC. Porém, antes de passar para 2016, temos refletido sobre a forma como a ICC serviu as empresas de todo o mundo ao longo deste ano. Seguem-se 6 pontos-chave:

 

 

 

1. ICC Academy: um novo padrão global de formação empresarial

Em parceria com IE Singapore, a ICC lançou a ICC Academy, uma plataforma digital que pretende oferecer formação empresarial rigorosa e relevante.

Os bancos Commonwealth Bank of Australia, DBS, OCBC Bank, Banco Santander e Standard Bank inscreveram os seus colaboradores nos primeiros programas de trade finance da ICC Academy – a formação de trade finance mais abrangente alguma vez desenvolvida.

1

2. Definindo a agenda de trade finance

Através de inputs de 112 países do mundo inteiro, o ICC 2015 Global Survey sobre trade finance fornece uma perspetiva sobre as tendências do mercado. O relatório sublinhou o impacto da lacuna do trade finance para as PME (uma vez que estas contabilizam cerca de 53% de todas as transações de trade finance rejeitadas) revelando também algumas tendências de trade finance positivas, em particular no que diz respeito ao financiamento à exportação. O inquérito é publicado pela Comissão Bancária da ICC, que foi nomeada “Best Global Digital Innovator in Trade Finance” em 2015 nos Prémios “2015 Trade Finance Global Excellence”.

Saiba mais sobre este Relatório.

2

3. Desenvolvimento sustentável – um futuro brilhante para todos

Terry McGraw e John Danilovich, Presidente e Secretário-geral da ICC respetivamente, juntaram-se a Jack Ma, Fundador e Presidente Executivo de Alibaba, Sheryl Sandberg, COO do Facebook, e Richard Branson, Fundador do Virgin Group, como signatários de uma carta que pede aos líderes mundiais que se comprometam a trabalhar ativamente e de forma construtiva com o sector privado para cumprir a promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Como organização empresarial líder indicada para as conversações do COP21, a ICC pediu também um acordo climático ambicioso no COP21 no qual se propõe trabalhar com as empresas para acelerar a redução de emissões, oferecer condições necessárias para o investimento e inovação e criar resiliência climática de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A ICC organizou vários eventos para facilitar o compromisso do sector privado, incluindo o COP21 Business Day, no passado dia 4 de Dezembro e o ICC Photographic Award, inspirado no tema das alterações climáticas. A ICC saudou ainda o histórico acordo climático alcançado em Dezembro deste ano.

3

4. G20: A influência da ICC em temas relevantes

Sunil Bharti Mittal, Fundador e Presidente da Bharti Enterprises e Primeiro Vice-Presidente da ICC, liderou a delegação da ICC à Cimeira do G20 em Antália, Turquia. Os CEO´s do B20 International Business Advisory Council (IBAC), liderados pela ICC, destacaram quatro áreas chave que necessitam de ação urgente por parte do G20, designadamente: ratificar e implementar o Acordo de Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), tomar ações concretas para criar mais oportunidades para mulheres e jovens no mercado laboral, estabelecer estratégias de infraestruturas para impulsionar o investimento em projetos específicos nos diferentes países e, ainda, melhorar o acesso das PME ao financiamento.

4

5. Economia Digital e o futuro da Internet

Através da iniciativa Business Action to Support the Information Society (BASIS), a ICC mobilizou a participação das empresas no 10º Internet Governance Forum (IGF) em João Pessoa, Brasil, continuando a defender debates inclusivos sobre o futuro da Internet. Apenas duas semanas depois, a ICC aplaudiu a reunião de topo das Nações Unidas para a revisão dos 10 anos após a cimeira World Summit on the Information Society (WSIS +10), para apoiar uma gestão coletiva da comunidade global de utilizadores da Internet e prolongar o mandato do IGF por mais 10 anos.

No que toca a outros assuntos relacionados com as tecnologias de informação, a ICC deu as boas-vindas à expansão do Acordo de Tecnologias de Informação da OMC que pode injetar até US$190 biliões na economia global e alavancar esforços internacionais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

5

6. Aliança global para acelerar a implementação do acordo de facilitação do comércio

Este ano ficou concluído com o lançamento da Global Alliance for Trade Facilitation – uma plataforma única para impulsionar a especialização nos negócios e apoiar a implementação eficaz do Acordo de Facilitação do Comércio. A Aliança foi iniciada com base nas contribuições do Governo do Canadá, do Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, do Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido e da Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos. Mantenha-se a par das últimas novidades da Aliança em 2016.

6

Consulte o Press Release.

Os nossos Membros