A Organização Mundial de Empresas

ICC, B20 e OMS emitem carta aberta aos líderes do G20

images/10_who-b20-g20.png

Numa chamada coletiva à ação antes da cúpula virtual do G20, a Câmara de Comércio Internacional (ICC), o Business Twenty (B20) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceram propostas de medidas para permitir uma resposta global coordenada para conter efetivamente o custo do potencial humano e económico da pandemia do COVID-19.

Em carta aberta aos chefes de estado e de governo do G20, as três organizações destacam o papel vital do G20 em conter os crescentes custos humanos e económicos da atual crise.

Reiteramos a nossa visão de que apenas uma cooperação global eficaz pode conter o potencial custo humano e económico do COVID-19. Os limites das políticas voltadas para o interior já são claramente evidentes”, afirma a Carta.

As medidas descritas na carta para ação imediata são:

  • Garantir que o controlo de infeções e os produtos médicos cheguem às mãos de quem mais precisa;
  • Usar o setor privado para ajudar a atender à necessidade de testes e relatórios relacionados;
  • Garantir acesso a suprimentos médicos essenciais e serviços de saúde;
  • Escalar assistência financeira para garantir que ninguém seja deixado para trás ao lidar com os efeitos potenciais do COVID-19.

A carta também pede o comprometimento do G20 de trabalhar em conjunto para mitigar os danos económicos sofridos pela pandemia, priorizando estímulos urgentes e medidas de salvaguarda para apoiar as MPME e evitar o desemprego.

"As empresas mundiais estão a mobilizar-se em escala em muitos domínios, mas a liderança política é urgentemente necessária", conclui a carta.

Leia o texto completo da Carta aberta.

Veja aqui a notícia completa. 

Os nossos Membros