A Organização Mundial de Empresas

A Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Dr. Okonjo-Iweala informa a rede global da ICC

images/Imagem_omc_icc.png

A Diretora Geral da Organização Mundial do Comércio (WTO), Dra. Ngozi Okonjo-Iweala, informou no passado dia 4 de Junho, os membros da rede global da ICC. Este foi o seu primeiro grande discurso à luz dos negócios globais desde que assumiu o cargo em 1 de Março 2021.

 

Em um briefing global exclusivo para mais de 1.000 participantes de mais de 100 países, a Diretora Geral Okonjo-Iweala expôs sua visão para o futuro do órgão de comércio mundial - expressando o desejo de se envolver mais com os parceiros externos, incluindo o setor privado.

A ICC tem uma longa história de excelentes trabalhos no comércio e no investimento internacional (…) As regras com as quais lidamos na OMC têm um impacto direto na capacidade das empresas em movimentar bens e serviços transfronteiriços e no acesso aos mercados mundiais. A ICC e a comunidade empresarial, podem-nos ajudar a perceber o que está a funcionar bem e o que não está.”

Saudando a Diretora-Geral Okonjo-Iweala, o Secretário-Geral da ICC John WH Denton reconheceu as dificuldades enfrentadas pela OMC nos últimos anos, mas ressaltou estar otimista quanto ao futuro da organização sob a liderança da Dra. Okonjo-Iweala.

Ambos os líderes discutiram uma ampla gama de áreas nas quais a política comercial multilateral tem um papel fundamental em solucionar os desafios complexos mundiais, incluindo a nacionalização de vacinas, a fragmentação das cadeias de fornecimento, os recursos pesqueiros e a sustentabilidade ambiental. 

Por último Secretário-Geral, John Denton também destacou o papel importante que a OMC pode desempenhar na recuperação global resiliente e durável pós-pandemia Covid-19.

“Tive a oportunidade de trabalhar com a Dra.Ngozi nas últimas semanas no contexto de discussões intergovernamentais sobre a aceleração do acesso às vacinas Covid-19 - uma questão na qual acreditamos que a OMC tem um papel vital a desempenhar (…) A saúde do sistema de comércio multilateral - e da própria OMC - é, sem dúvida, uma questão de importância primordial para a ICC e para a comunidade empresarial mundial”.

“Não há dúvida que sob a liderança da Dra. Nogzi, a OMC começou a fazer mudanças na direção certa. Eu comprometo-me a mobilizar as empresas a apoiar esta mudança e encorajo os membros a acelerarem o ritmo da reforma da OMC nos próximos meses”, finalizou.

Assim sendo, o Secretário-Geral John Denton comprometeu-se a mobilizar os líderes empresariais mundiais antes da 12ª Conferência Ministerial da OMC (MC12) em novembro deste ano, na qual a ICC desempenhará um papel importante num Fórum dedicado às Empresas. De destacar que este briefing ocorreu semanas antes de um importante diálogo comercial virtual com líderes empresariais, realizado em conjunto com a OMC e a Business-20.

Os nossos Membros