A Organização Mundial de Empresas

ICC confirma diversidade Comité Permanente de ADR para reforçar perícias e conselhos litígios

images/ICC-digital-trade_1.jpg

 

A ICC anunciou a integração de novos membros no Comité Permanente do seu Centro Internacional de ADR, incluindo um novo presidente e vice-presidente.

O Comité Permanente apoia o Centro Internacional de ADR da ICC na administração de casos ao abrigo das suas Regras para Perícias e Conselhos Litígios (dispute boards) da ICC.

Também ajuda na seleção dos peritos e de membros dos Conselhos, assim como, na tomada de decisão sobre as impugnações dos mesmos; noescrutínio dos relatórios dos peritos e na revisão das decisões dos Conselhos de litígios; na fixação dos honorários dos peritos e membros de Conselhos de Litígios.

O Secretário-Geral da Corte Internacional de Arbitragem e Diretor dos Serviços de Resolução de Litígios, Alexander G.Fessas afirmou:

“No atual ambiente empresarial de constante mudança e complexidade, os novos membros do Comité Permanente defenderão o nosso Centro de ADR, ajudando a assegurar que a ICC preste o melhor serviço possível através dos seus vastos conhecimentos e experiência ".

A advogada de Nova Iorque Victoria R. Orlowski foi nomeada como a próxima presidente do Comité Permanente, tendo assumido o cargo a 15 de abril, substituindo James Nicholson.

Orlowski integra o escritório de Nova Iorque da Gibson, Dunn & Crutcher, onde se dedica àarbitragem internacional comercial e à arbitragem com base em tratados de investimento, à execução de decisões arbitrais e de decisões estrangeiras e outros temas de contencioso comercial .

Já familiarizada com os serviços de ADR da ICC, Orlowski é membro do Comité Permanente desde 2013 e Vice-Presidente desde 2015. Trabalhou ainda como Conselheira na equipa Norte-Americana de gestão de casos , assim como, Managing Counsel no Secretariado da Corte Internacional de Arbitragem da ICC em Paris.

Como Presidente, Orlowski torna-se também membro ex officio do Comité Permanente da Comissão de Arbitragem e ADR da ICC. Ao atual Vice-Presidente Fernando Cunado Garcia-Bernalt, líder Global Dispute Advisory Services da KPMG Espanha, juntam-se a Engenheira Cecilia Misu e o Doutor Paul Tichauer.

A Engenheira Cecilia Misu é a CEO da CMSQUARE na Alemanha. Como engenheira elétrica com mais de 38 anos de experiência em diversos projetos de alta complexidade, bem como na gestão de reclamações e contratos, e ainda, na conceção e concretização de centrais elétricas, linhas de transmissão e projetos de petróleo e gás. Cecilia Misu é membro do Comité desde 2016. A sua contribuição é vital para a seleção de peritos e de membros de Conselhos de Litígios, bem como, para a análise dos relatórios de peritos.

Já Paul Tichauer é um árbitro e mediador independente proveniente do Canadá, especializado em ADR nos s setores industrial e tecnológico. . É Presidente fundador da Secção do Canadá do “Chartered Institute of Arbitrators”, e ocupado ocupou altos cargos de liderança em diversas empresas e instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa. Tichauer tem também uma prática ativa como Mentor Executivo Internacional, o que levou a que tenha sido um membro inestimável do Comité desde 2016, ajudando o Centro na procura de candidatos adequados e na análise de relatórios.Em linha com o crescimento do Centro, tendo em conta o número recorde de casos em 2020, a ICC nomeou nove novos membros, elevando o número total de peritos jurídicos e técnicos do grupo para um total de catorze. O organismo altamente qualificado e de renome observa assim a diversidade regional, de género e conhecimentos, com representação da Ásia, África, Américas, Europa, e Médio Oriente. Todas as nomeações são para um mandato renovável de três anos.

Os novos representantes serão acompanhados pelo membro, já existente, Richard Appuhn, sendo estes:

  • Khaled Abou El Houda (Senegal)
  • Funke Agbor (Nigeria)
  • Helena Chen (Taiwan)
  • Yasemin Cetinel (Turkey)
  • Omar Isam Al-Taher (Jordan)
  • Xavier Leynaud (France)
  • Ziad Obeid (France/Lebanon)
  • Lindy Patterson (United Kingdom)
  • Gustavo Scheffer da Silveira (Brazil)

Em reação ao novo Comité Permanente, Alya Ladjimi, Diretora do Centro Internacional de ADR da ICC, afirmou:

"Temos a honra de acolher os novos membros do Comité Permanente e estamos muito satisfeitos por continuar a nossa colaboração com os nossos atuais membros. O contributo deste grupo de alto calibre, com os seus diversos antecedentes e vasta experiência, será fundamental para incentivar ao crescimento do Centro, assim como, para a promoção das perícias da ICC e dos Conselhos de Resolução de Litígios como mecanismos de confiança para todos".

Os nossos Membros