A Organização Mundial de Empresas

ICC e OMC lançam iniciativa “Small Business Champions”

images/noticias/ICCSmallBusinessChampion_400_170.jpg

Uma iniciativa recente do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, e do Secretário-Geral da ICC, John Danilovich, cria incentivos à participação de pequenas empresas no comércio internacional.

As empresas que apresentem propostas de sucesso serão reconhecidas como “Pequenas Empresas Campeãs da ICC-OMC”.

Apesar da sua importância económica tanto em países desenvolvidos, como economias menos desenvolvidas ou em desenvolvimento, a quota de comércio das PME é desproporcionalmente pequena, muitas vezes devido à falta de conhecimento da dimensão do mercado e à escassez de recursos para dar resposta aos procedimentos de comércio mais complexos. Contudo, as novas tecnologias estão a ajudar a eliminar estes obstáculos e a criar um espaço mais alargado para as pequenas empresas no comércio internacional. Ajudar mais PME a comercializar internacionalmente é um passo importante na construção de um sistema de comércio mais inclusivo que beneficie um maior número de cidadãos.

O Secretário-Geral da ICC e o Diretor-Geral da OMC pedem, por isso, às empresas e organizações do setor privado que avancem com propostas para ajudar as PME a participar no comércio internacional. O objetivo é gerar consciencialização das barreiras que as PME enfrentam nos negócios além-fronteiras, destacar histórias e experiências de sucesso, facilitar o acesso a informação essencial e potenciar as competências nas estruturas das PME para que possam exportar para diferentes mercados.

O Diretor-Geral da OMC, Roberto Azevedo, afirmou:

Ouvi várias grandes ideias do setor privado, ao longo dos últimos meses, sobre como podemos ajudar as PME a apostar no comércio internacional. Esta iniciativa é a nossa resposta – é sobre a recolha de algumas dessas ideias e o uso da plataforma partilhada da OMC e da ICC para torná-las reais. Espero ver muitas propostas inovadoras destinadas a sensibilizar as PME para as oportunidades que o comércio pode oferecer, e como podem aproveitar essas mesmas oportunidades.

“O sistema de comércio é para todos, mas as PME podem, muitas vezes, considerar difícil alcançar mercados além-fronteiras. Quanto mais pequena a empresa, maiores parecem os obstáculos. Dar a conhecer os benefícios do comércio através de meios mais alargados pode ajudar estas empresas, principalmente por serem importantes criadoras de emprego.

O Secretário-Geral da ICC, John Danilovich, afirmou:

Comercializar internacionalmente pode oferecer um grande impulso ao crescimento das PME. Sabemos que as pequenas empresas que exportam tendem a crescer mais rapidamente, a pagar melhores salários e a criar mais empregos. Mas as PME continuam a enfrentar barreiras significativas no que concerne ao acesso a mercados globais. Os proprietários de pequenas empresas dizem-nos muitas vezes que não têm o tempo e conhecimentos necessários para lidar com os obstáculos ao comércio – enquanto muitos outros não são conscientes do potencial das oportunidades que o comércio internacional pode oferecer às suas empresas.

“As reformas de políticas têm um papel importante no incentivo às exportações das PME. Mas pensamos que é tempo para adotar uma nova abordagem para resolver estes problemas e alavancar o poder do setor privado. Esta nova iniciativa procura aproveitar o conhecimento, a criatividade e a rede da comunidade empresarial global para inspirar e apoiar o crescimento das PME. Pedimos que as empresas e organizações do setor privado do mundo inteiro façam a sua parte.

ICCSmallBusinessChampion 400 170 2Que tipo de propostas estamos à procura?

  • As propostas podem surgir na forma de, por exemplo, campanhas de sensibilização, concursos ou programas para desenvolvimento de competências, formação ou de consultoria.
  • A ICC e a OMC vão usar a sua plataforma partilhada para apoiar e promover propostas de sucesso. O apoio concreto da ICC e OMC dependerá da natureza das propostas recebidas. A ICC e a OMC podem, por exemplo, ajudar a promover as iniciativas e a receber eventos, ou oferecer apoio institucional e os seus conhecimentos. Nenhuma contribuição financeira será prestada pela ICC ou OMC para a implementação das propostas.
  • As propostas devem ser desenhadas para serem entregues pela entidade que faz a proposta. As propostas não se devem focar em negociações da OMC ou propor alterações às regras da OMC. Tais ideias podem ser apresentadas por outros meios.

Qual o processo para a submissão de propostas – e como são selecionadas?

  • As propostas devem detalhar o conceito, objetivo, calendarização e outras informações relevantes, conforme adequado. As propostas não devem ter mais do que 3 páginas. As propostas destinam-se apenas ao setor privado e entidades representativas. Todas as propostas devem ser enviadas, em formato Word ou PDF, para: MSMEsubmissions@iccwbo.org.

Aceita-se o envio de propostas até o final de 2017. Não existe limite ao número de propostas que podem ser selecionadas. A seleção de propostas será levada a cabo pelo secretariado da OMC e pela ICC. As propostas escolhidas serão anunciadas pela ICC e OMC numa base regular.

Consulte o artigo de opinião de John Danilovich. 

Consulte o Press-Release.

Para mais informações, por favor contactar:

Stephen Lloyd
+33 1 49 53 28 49
Global Communications Coordinator
stephen.lloyd@iccwbo.org

Os nossos Membros