A Organização Mundial de Empresas

ICC e PNUD assinam parceria para alinhar os fluxos de investimento com os SDGs

images/4._SDGs.jpg

A ICC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram um novo Memorando de Entendimento para promover o envolvimento das empresas na principal iniciativa do PNUD, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs).

A nova parceria visa alavancar a rede global da ICC para impulsionar uma transformação na forma como o crescimento económico é gerado, garantindo que o setor privado tenha as ferramentas necessárias para incorporar a sustentabilidade na tomada de decisões corporativas. Especialistas e líderes do setor reconhecem que é necessária uma mudança radical no nível de investimento do setor privado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) - apenas uma fração dos ativos globais são atualmente investidos em atividades alinhadas com os SDGs e apenas uma pequena porção de todos os investimentos privados vão para os países em desenvolvimento.

"Este acordo assinala um marco na união de governos, empresas e sociedade civil na conquista de uma mudança sistémica e global necessária para alcançar os SDGs", referiu o administrador do PNUD, Achim Steiner. "Juntos, estamos a inovar e a ampliar os limites do que é possível, de modo a ajudar as pessoas de todos os lugares a sair da pobreza e viver com dignidade e oportunidade, preservando o planeta que todos compartilhamos."

O Secretário-geral da ICC John WH Denton AO referiu: “Vemos o impacto do SDG como uma iniciativa vital para desbloquear os US $12 trilhões em novas oportunidades de mercado criadas pelos SDGs. É com satisfação que colocamos toda a força da rede da ICC por trás do desenvolvimento e implementamos standards para garantir que o setor privado possa tomar decisões estando informados sobre quais os investimentos que podem permitir os SDGs."

“Simplificando, precisamos de uma mudança radical na forma como o financiamento privado é implantado, se queremos atingir os nossos objetivos comuns para as pessoas e o planeta. Garantir a integridade do investimento vinculado aos SDGs é uma base necessária para permitir essa transformação.”

Steiner e Denton assinaram o Acordo na sede das Nações Unidas na cidade de Nova York, juntamente com uma reunião do SDG Impact Steering Group.

Apesar do crescente reconhecimento de que os SDGs são um fator-chave no desempenho financeiro e no sucesso das empresas a longo prazo, uma das principais barreiras para a integração dos investimentos que possibilitam os SDGs é a falta de uma definição e padrões amplamente aceites para o que se qualifica como investimentos vinculados aos SDGs.

Lançado em setembro de 2018, o SDG Impact visa colmatar essa lacuna do mercado, fornecendo aos investidores e empresas ferramentas e serviços unificados, necessários para autenticar as suas contribuições para alcançar os SDGs e identificar oportunidades de investimento em economias emergentes e países em desenvolvimento.

Sob os termos da nova parceria entre a ICC, haverá suporte para envolver empresas e investidores no desenvolvimento e adoção de novos padrões e certificação de garantia de impacto dos SDGs. As duas organizações também farão uma parceria na divulgação de relatórios específicos de cada país, mapeando as oportunidades de investimento dos SDGs. Para além disso, as organizações trabalharão com investidores e empresas locais para facilitar os principais investimentos.

Consulte a notícia completa aqui.

Os nossos Membros