A Organização Mundial de Empresas

ICC e WFP formam parceria para erradicação da fome no mundo

images/icc-wfp-partnership.png

A ICC e o Programa Alimentar Mundial (PAM) lançaram uma parceria global para envolver a comunidade empresarial e fomentar colaborações estratégicas a nível regional e nacional, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o segundo: Fome Zero.

A erradicação da fome e da subnutrição são elementos-chave para gerar prosperidade ao longo da vida e isso requer colaborações estreitas entre o sector privado, governos nacionais, comunidades locais e organizações como o PAM, centradas no desenvolvimento sustentável global.

Representando 45 milhões de empresas em todo o mundo, a ICC irá mobilizar a sua ampla rede de partilha de conhecimento e facilitar parcerias estratégicas com empresas do sector privado a nível global, regional e local. Por sua vez, a o PAM canalizará os conhecimentos do sector privado para construir parcerias dinâmicas que possam criar mudanças sistémicas em conjunto, num trabalho constante com os governos e comunidades locais em 88 países.

A parceria também fomentará colaborações estratégicas entre a rede mundial de câmaras de comércio da ICC (WCF) e os escritórios regionais do PAM para apoiar futuras operações de entrega de alimentos e de assistência de emergência. Através destas redes nacionais e regionais, a ICC e o PAM melhorarão as ligações entre os recursos do sector privado e as necessidades de desenvolvimento, partilharão apelos financeiros, e proporcionarão programas de formação específicos às empresas locais.

Perante os desenvolvimentos positivos desta iniciativa o Secretário-Geral da ICC, John W.H. Denton AO, enfatizou o otimismo e a imperatividade desta mesma ação, visto que, segundo ele, as consequências da pandemia do COVID-19 foram bastante abrutas levando milhões de pessoas à pobreza-extrema. Neste sentido, John W.H. Denton reforçou ainda o papel fulcral do setor privado na luta contra a pobreza, incentivando-o a fazer da nutrição uma prioridade global.

Por sua vez, o Diretor Executivo do Programa Alimentar Mundial, David Beasley, afirmou que o PAM, desde a sua origem, tem uma larga experiência com parceiros empresariais, salientando assim, a importância da colaboração com ICC. David Beasley alertou ainda que apesar da complexidade dos desafios atuais, a colaboração agora oficializada poderá ter um impacto duradouro e efetivo.

Como parte da parceria, a ICC nomeou Ercole de Vito como líder da “ICC Food and Agriculture”, junto das agências da ONU em Roma, de modo a reforçar o compromisso com o PAM e a ONU e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola. Ercole de Vito serve também como Coordenador do Mestrado em Direito Alimentar e no Mestrado em Programas de Direito Comercial e das Empresas na Universidade Luiss Guido Carli.

Veja a notícia aqui. 

Os nossos Membros