A Cimeira do Centenário da ICC teve lugar em Paris no dia 28 de maio, onde se reuniram representantes de todo o mundo dos seus Comités Nacionais, incluindo da ICC Portugal.
Em nome de 45 milhões de empresas de todo o mundo, a Câmara de Comércio Internacional emitiu uma declaração definindo uma visão para definir o futuro dos negócios globais para o próximo século.
Procurando espelhar a declaração emitida há 100 anos pelos fundadores da ICC - Merchants of Peace - esta declaração estabelece os princípios orientadores da ICC como uma organização internacional orientada por um objetivo concreto, que trabalha com um propósito renovado que é o de tornar o comércio global uma realidade para todos, todos os dias e em qualquer lugar.
Emitida após a Cimeira que assinalou o Centenário da organização mundial das empresas em Paris, a declaração endossa as conclusões do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas sobre a necessidade urgente de manter o aumento da temperatura global a um nível inferior a 1,5 graus Celsius e ressalta a necessidade urgente das estruturas políticas apoiarem ??o alinhamento das operações comerciais com esse mesmo objetivo.
A ICC apresenta-se com o propósito renovado de permitir que empresas de todo o mundo garantam a paz, prosperidade e oportunidades para todos e se comprometa a criar soluções para o futuro em face de outros desafios globais, incluindo interrupções digitais e aumento da desigualdade.
“Nos próximos anos, estas ruturas serão cada vez mais pronunciadas na ausência de ação conjunta dos líderes globais para mitigar os resultados negativos e impulsionar soluções coletivas”, diz esta declaração.
A declaração consigna a ICC a usar toda a extensão de seus recursos e rede global para enfrentar os desafios do século XXI:
1. Trabalhar para preservar e modernizar o sistema global de comércio.
2. Continuar a fornecer métodos alternativos de resolução de litígios eficazes para apoiar o comércio global.
3. Mobilize as empresas para a meta de 1,5 ° C e trabalhar em direção à meta climática adicional de zero emissões líquidas em muitos países até 2050.
4. Aumentar a confiança nas tecnologias digitais e colaborar com os governos para projetar novos modelos de governança global conducentes a um ecossistema digital próspero e unificado e promover uma evolução centrada no ser humano de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial.
5. Apoiar os líderes do setor privado para atender às demandas de acionistas, governos e o público por um modelo capitalista mais inclusivo e responsável.
A ICC lançou um novo programa de trabalho para cumprir os compromissos estabelecidos nesta Declaração do Centenário.
Alavancando a participação global da ICC em mais de 100 países, a ICC executará o programa de trabalho através de cinco centros de conhecimento recém-criados e versáteis, implementando cinco campanhas cruciais para permitir que empresas em todo o mundo garantam paz, prosperidade e oportunidades para todos.
Comentando sobre o programa de trabalho, o Secretário Geral da ICC John W.H. Denton disse:
“Perante os urgentes desafios globais do século 21, a ICC e a comunidade empresarial global podem - e devem - fazer ainda mais, enquanto força de bem no mundo. Responderemos a esse imperativo com ações corajosas e ousadas para atender à ambição de nosso propósito agora renovado ”.
Leia a ICC Declaration on the Next Century of Global Business aqui e descubra os 20 pontos essenciais que impulsionarão a ICC neste século.
Veja as fotografias do ICC Centenary Summit em Paris